sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Prefeitos manifestam insatisfações

- Publicidade -

As prefeituras de diversos municípios potiguares não abrirão suas portas hoje. E seus prefeitos não estarão nas sedes municipais, mas em Natal. O protesto e a movimentação tem uma justificativa: a participação no I Grito dos Municípios, encontro que será realizado hoje às 14h, na sede da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte e que resultará na produção da “Carta dos Municípios”.

Nesse documento, os prefeitos vão expor seus posicionamentos com relação a diversos temas que tem a ver com as prefeituras. Entre eles saneamento básico, saúde e abastecimento d’água. Os prefeitos também vão dizer que querem o aumento de 1% do Fundo de Participação dos  Municípios (FPM) e destinação de 10% das contribuições arrecadadas pela União para as prefeituras.

Os prefeitos também incluirão na “Carta dos Municípios” suas opiniões sobre o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e a implantação do Fundeb e seus efeitos sobre as finanças municipais. A expectativa é que participem cerca de 100 prefeitos. A entrega da carta dos municípios ao presidente Luís Inácio Lula da Silva será feita pela governadora Wilma de Faria, que se comprometeu em intermediar esse contato.   “Todos os políticos, desde os vereadores e presidentes de câmaras municipais aos parlamentares federais, incluindo os deputados estaduais e a governadora, conhecem a problemática dos municípios”, lembrou o presidente da Femurn, prefeito José Lins (Currais Novos).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas