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Prefeitura afirma que viaduto é a melhor solução

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O secretário adjunto de mobilidade urbana do município, Walter Pedro, rebate as críticas do engenheiro. Segundo ele, é difícil fazer uma comparação entre os projetos de cidades mais desenvolvidas e Natal. “É preciso levar em conta as limitações técnicas e econômicas da cidade. Se forem críticas com base apenas teórica, sem considerar a realidade de Natal, fica difícil de considerar”, desconversou o secretário.

Pedro aponta, entretanto, que várias das soluções apontadas pelo professor Rubens Ramos foram consideradas na construção do plano de mobilidade atual da cidade. Com relação à mudança no projeto da rotatória da Arena das Dunas, ele afirma que foi realizada para evitar desapropriações. “Se fossemos aumentar o número de faixas e o tamanho da rotatória, teríamos que fazer mais desapropriações, e não tínhamos essa autorização. A rotatória com semáforo já era um gargalo. O viaduto era a melhor solução”, defendeu.

Ainda de acordo com o secretário, a discussão sobre implantação de mão única nas principais vias de Natal vem acontecendo desde a década de 1980. Entretanto, segundo os estudos que foram feitos novamente em 2009, não havia dados que comprovassem uma possível melhora no fluxo. “Vamos contratar um novo estudo. Só estamos esperando a finalização da obra de prolongamento da avenida Prudente de Morais”, informou.

Já a criação de corredores exclusivos para ônibus já foi anunciada na semana passada pela Prefeitura, dentro do PAC de Mobilidade Urbana da Copa do Mundo. “Teremos a criação de um corredor exclusivo na Mário Negócio, no sentido Alecrim – Quintas. Além disso, já enviamos para o Ministério das Cidades uma proposta para criação de corredores na Salgado Filho, Presidente Bandeira e Coronel Estevam”, adiantou Walter Pedro.

O secretário municipal de obras públicas e infraestrutura, Tomaz Neto, defendeu que o atual projeto de mobilidade do município é o ideal. “Para cada profissional que você perguntar, vai surgir ma solução de mobilidade diferente. O nosso projeto foi estudado e aprovado por uma comissão formada por engenheiros das duas secretarias. No meu entendimento como engenheiro, essa é a solução mais viável”, pontuou.

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