quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Prefeitura anuncia pacote de 34 editais para segmento cultural

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

A Prefeitura do Natal apresentou na quinta-feira (19) seu pacote de 34 editais para a área cultural. O investimento total é na ordem de R$ 2 milhões e visa fomentar projetos nos segmentos de teatro, fotografia, quadrinhos, grafite, games, cultura popular, bem como projetos que contemplem expressões religiosas, expressões de matriz africana e ameríndia, ações voltadas para o público LGBTQI+, dentre outros, todos a serem lançados até o final do ano. Editais já encerrados (como o do Centro Histórico) e outros recentemente abertos (como os de literatura) foram citados como pertencentes aos recursos. E editais maiores também estão incluídos, como o Fundo de Incentivo à Cultura (FIC 2019), ainda a ser lançado, e as chamadas públicas do Carnaval 2020. A execução será pela Secretaria de Cultura de Natal (Secult/Funcarte).

Em solenidade que contou com a presença de artistas e produtores culturais, prefeito Álvaro Dias destaca o fortalecimento da cultura para a cidade e o turismo

Em solenidade que contou com a presença de artistas e produtores
culturais, prefeito Álvaro Dias destaca o fortalecimento da cultura para
a cidade e o turismo

A solenidade de lançamento foi realizada no Palácio Felipe Camarão, com grande presença de artistas e produtores culturais. Na apresentação dos editais, o prefeito Álvaro Dias reforçou o trabalho que tem sido feito para movimentar a cultura natalense. “Estamos investindo na cultura desde o início da nossa gestão. Temos ai o Beco da Lama e o Espaço Ruy Pereira, que se tornaram museus de arte à céu aberto. Temos também os shows que acontecem todas as semanas no Centro Histórico. A prefeitura tem se esforçado para apoiar essa movimentação artística, investindo recursos para que os artistas sejam remunerados pelo seu trabalho. E a gente vê que esse investimento dá resultado, tanto que o Centro Histórico está sendo cada vez mais visitado pelos natalenses e por turistas também”, disse na ocasião.  “Nossa cidade é turística, devemos investir em ações culturais para atrair mais visitantes, oferecendo a oportunidade das pessoas se encantarem não só pelas nossas belezas naturais, mas culturais também”. Em sua fala, o secretário de cultura Dácio Galvão afirmou se tratar de um ação inédita. “Não tenho conhecimento de algo do tipo na cultura da cidade, com tamanho investimento e de forma tão abrangente”, contou. Ele também destacou o que considera inovador em se tratando da política cultural no município. “Há uma inovação no sentido dos games, dos povos tradicionais, do público LGBTQ, que é algo fundamental de se trazer para a política cultural. Uma vez que estas ações estão sendo construídas compartilhadamente com os segmentos, como é o exemplo da Arte Urbana, essa política torna-se algo irreversível. Isso é fundamental, porque muda o gestor, mas não muda a política”.  Somados todos os editais, a Secretaria de Cultura estima uma mobilização de público de 600 mil pessoas. Já do ponto de vista econômico, Dácio acredita que o potencial de capital circulando é extremamente significativo para a economia da cidade. “Com base nas pesquisas que foram feitas anteriormente, temos a perspectiva de rotatividade de capital multiplicada por 10 à 12 vezes mais que o investido”.

Perguntado pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE sobre como a equipe da Secretaria de Cultura dará conta de tamanho volume de processos gerados pelos projetos proponentes, uma vez que o quadro de funcionário é notoriamente limitado – e tendo em vista que já houve  atrasos em pagamentos em anos anteriores –, Dácio disse confiar na capacidade técnica dos servidores, bem como dos órgãos de controle.

“Hoje temos uma média de dois meses à dois meses e meio de celeridade interna nos processos de pagamento para cada proponente. A Controladoria  Geral tem sido uma grande parceira nisso, assim como a Secretaria de Administração e Finanças. E diria mais, estenderia essa compreensão aos artistas, tanto na participação quanto no acompanhamento dos processos. Há um entendimento por parte do segmento. Isso tudo gera uma descompressão, há mais tolerância, mais consciência coletiva quanto a todo o processo”, argumenta.

No momento, sete seleções estão abertas, sete já foram encerradas e as outras 20 estarão disponíveis aos poucos.

Editais a serem lançados
Contação de Histórias Dona Militana:  18 oficinas de Contação de Histórias e Histórias em Quadrinhos.

Mostra Fotográfica Jaeci Emerenciano Galvão: 12 projetos com tema Cidade do Natal.

Mostra Fotográfica João Alves de Melo: 12 projetos sobre“presenças étnicas na cultura natalense”.

Espetáculos para Circulação Lenício Queiroga: até seis grupos (teatro e/ou performance) para  duas apresentação cada.

Oficinas Teatrais Formação e Pesquisa João Maria Pinheiro: seis oficinas.

Expressões Culturais e Religiosas: festividades Sacro-Profanas.

Quadrinhos (fanzine e revista): premiação para até 10 quadrinistas.

Quadrinhos (Graphic Novel): premiação para até três quadrinistas

Atrações Musicais Árvore de Mirassol: para compor a programação natalina do lugar.

Festival Garagem de Rua: ativação de bandas urbanas.

Natal Game Jam: premiação para desenvolvedores de jogos.

Festival de Arte (Cultura Popular): apoio a grupos folclóricos.

Festival de Arte (Matrizes Africanas e Ameríndias): apoio a expressões étnicas e culturais.

Festival de arte (Comunidades de Povos Tradicionais): apoio para práticas culturais, sociais, religiosas, ancestrais e econômicas

Festival de Arte e Cultura LGBTQI+: ações de diversidade de gênero.

Fundo de Incentivo à Cultura: diversas áreas culturais.

Painel de Grafite no Buraco da Catita.

Painel de Grafite na Praça Padre Antônio Vilela, em Candelária.

Painel de Grafite na Comunidade do Mosquito.

Carnaval de Natal 2020

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas