quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Prefeitura anuncia verba para reforma

- Publicidade -

REFORMA - Prefeito Carlos Eduardo quer urgência no início

Depois do governo estadual mostrar disposição em ajudar nas obras de recuperação do estádio Machadão, ontem foi a vez do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, dar uma boa notícia para os desportistas potiguares: “O projeto de reforma do complexo esportivo do Machadão foi aprovado em parte, no Distrito Federal. A União vai liberar R$ 5 milhões para que nós possamos investir na recuperação do nosso estádio.”

Este recurso inicial garantirá o projeto de reforço estrutural da praça de esportes, que segundo o engenheiro calculista do projeto, José Pereira, é a parte mais emergencial. Mas utilizando recursos próprios, o prefeito pretende estender as reformas para as cabines de imprensa.

O alerta sobre a precariedade da segurança do público se transformou em motivo de medo, quando o mesmo José Pereira — em audiência pública realizada na Câmara Municipal de Natal — disse que não teria coragem de levar os netos para o estádio, em dia de jogos, por não confiar mais na estrutura, já bastante abalada pela corrosão. Além disso, existe o fato do teste de freqüência vibratória do Machadão ter apresentado um número maior que o do Morumbi. “No estádio paulista, o teste teve resultado de 1.2 e o Morumbi sofreu logo um reforço estrutural. Aqui, o mesmo teste foi realizado em 2005, foi registrada uma freqüência de 1.8 e nada ainda foi feito”, salientou o arquiteto Fábio Pereira.

Segundo o arquiteto, um dos autores do projeto de urbanização do complexo do Machadão apresentado em Brasília, o custo total do projeto será de R$ 24 milhões. Com o valor envolvendo a construção de um parque aquático e estacionamento para mil veículos, bem como a adequação do estádio as exigências do Estatuto do Torcedor.

Com a previsão de entregar o estádio recuperado em abril, quando começa a participação do América na série A do Brasileiro, Carlos Eduardo vai estudar a melhor forma de contratação das empresas responsáveis em tocar o projeto. Como se trata de uma questão emergêncial, não será necessário a realização de processo licitatório.

Depois do reforço de estrutura, segundo o prefeito, o estádio voltará a ter capacidade para abrigar cerca de 40 mil torcedores, número que agradou a direção americana.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas