sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Prefeitura aplicará sobras de vacinas contra a covid

- Publicidade -
A partir de agora, as vacinas que estiverem sobrando nos postos de vacinação, após os frascos serem abertos, serão destinadas à população em geral, independente da faixa de imunização. Os natalenses a  partir de 18 anos, que morem no entorno de uma das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou de um dos quatro pontos de drive-thru em que são aplicadas vacinas contra covid-19, podem, a partir da próxima quinta-feira (22), ir a um desses locais e realizar um cadastro para receber a “xepa”.
Chegada das 70 mil doses da Sputnik não garante a aplicação imediata. Governadores pedem a inclusão do imunizante no PNI
A lei da xepa foi sancionada nesta terça-feira, pelo prefeito Álvaro Dias. A lei foi aprovada na Câmara Municipal, após proposição inicial da vereadora Divaneide Basílio e apoio dos demais vereadores. Caso haja sobra de vacina, a UBS fará contato telefônico pedindo o comparecimento da pessoa em até 20 minutos para receber o imunizante. As salas de vacinação das 35 UBS funcionam até as 15h. Havendo sobra de imunizante, a unidade vacinará até as 15h30. Os drive-thrus funcionam até as 16h e, se houver doses disponíveis, funcionarão até as 16h30.
“A xepa é o nome popular que se dá às sobras de vacina. Agora, Natal vai destinar as sobras para os moradores do entorno das unidades, evitando a perda e, assim, aproveitando o total dos imunizantes”, afirma o prefeito, Álvaro Dias (PSDB). 
“Amanhã, iremos mandar um memorando circular para todos os pontos de vacinação para nivelar as equipes. A partir de quinta-feira, a população que desejar pode fazer o cadastro. Lembro que na capital praticamente não existe perda de doses, o frasco do imunizante da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, após aberto, pode ser armazenado por até 48h. Já os imunizantes da Pfizer e CoronaVac têm apenas seis horas de uso após aberto”, esclarece o secretário municipal de Saúde, George Antunes.
Pela lei, fica determinado que os postos de aplicação de vacinas de Natal destinem as sobras do dia da vacina contra a covid-19 aos maiores de 18 anos que residam no entorno das unidades de saúde. O objetivo é evitar a perda da vacina.
Ainda de acordo com a norma, os postos de vacinação deverão fazer o registro dos quantitativos de pessoas vacinadas com a sobra da vacina, assim como de eventuais descartes, de forma a permitir o acompanhamento do uso racional e perfeito do aproveitamento dos imunizantes. Além disso, também caberá aos postos o cadastro dos moradores do seu entorno e, quando houver sobra de vacinas, deverão entrar em contato com o cadastrado, através de contato telefônico, devendo o cadastrado comparecer ao local de aplicação no prazo máximo de 20 minutos.
Se por alguma razão for configurada uma tentativa de se burlar o fluxo de vacinação para, intencionalmente, abrir frascos e destinar a pessoas que não estão na faixa de vacinação, o agente poderá ser responsabilizado.
Normatização
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Coordenação Estadual de Vigilância em Saúde, emitiu Nota Informativa ao Município de Natal, com objetivo de organizar o uso das sobras de vacinas contra a covid-19.
A Nota Informativa Nº 34/2021 – SESAP – CVS – IMUNIZACAO orienta que o município priorize a organização de lista de nomes construída por distrito sanitário, e que seja disponibilizada no site da prefeitura, para garantir transparência ao processo.
A orientação da Sesap é que nessa fila, que deve ser formada por maiores de 18 anos, tenham prioridade lactantes com crianças maiores de 12 meses; mães e/ou responsáveis de crianças ou adolescentes com deficiência; familiares cuidadores de idosos os quais ainda não tiveram o direito garantido e pessoas residentes no distrito de inscrição para aplicação das doses.
Doses
Nesta quarta-feira (21) Natal aplicará a vacina contra a Covid apenas para as pessoas que estão aptas a receber a segunda dose de Oxford e Coronavac. Essa medida se deve ao fato da SMS ter aplicado todas as doses destinadas a D1 dos imunizantes disponíveis nos últimos dias.
Após a chegada de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde, a SMS Natal retomará a vacinação da D1 e anunciará novos públicos.
Estado vai receber 70 mil doses da Sputnik
O Rio Grande do Norte deverá receber 70 mil doses da vacina russa Sputnik V para um estudo controlado de verificação de segurança e eficácia. No entanto, a aplicação do imunizante nos braços dos potiguares ainda não tem data para acontecer porque depende de uma série de negociações com o Ministério da Saúde para que a vacina possa ser incorporada ao Plano Nacional de Imunização (PNI).
A remessa faz parte do primeiro carregamento de 1,1 milhão de doses, previsto para desembarcar no Brasil, em Pernambuco, na próxima quarta-feira (28), resultado de uma negociação entre Consórcio Nordeste e o Fundo Soberano Russo.
A importação das primeiras doses da vacina russa foi autorizada em caráter excepcional e temporário pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão sanitário ainda não concedeu o registro de uso emergencial ou definitivo, necessário para vacinação em massa.
“Nossa postura desde o início foi da incorporação dessa vacina pelo Ministério da Saúde para serem distribuídas pelo PNI. Nessa primeira autorização, o estado receberia 70 mil como parte do processo de testagem, mas essa negociação para incorporação no PNI ainda não está definida. Somente depois dessa negociação é que poderíamos entrar em processo de aplicação”, informou o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) Cipriano Maia.
Além do RN e Pernambuco, as vacinas serão distribuídas para outros sete estados da região: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba, Sergipe.
O Consórcio Nordeste encaminhou ofício ao Ministério da Saúde, nesta terça-feira (20), para a inclusão da Sputnik V no Plano Nacional de Imunização (PNI). Os governadores apontam para a “situação calamitosa” da região.
O pedido decorre após a confirmação da chegada das primeiras doses da vacina. O consórcio adquiriu ao Instituto Gamaleya, na Rússia, um lote de vacinas correspondente a 1% da população do Nordeste. 
Liberação
A vacina Sputnik V teve a importação, em caráter excepcional pelo Brasil, liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 4 de junho. A chegada foi definida em quantidades específicas para os estados do Nordeste que solicitaram a importação.
Para a autorização, a Agência considerou tanto o cenário da pandemia no Brasil, como as lacunas de informação ainda existentes na análise dos dados da Sputnik, além dos novos documentos apresentados pelos requerentes.
Os importadores apresentaram o relatório técnico de avaliação emitido pelo Ministério da Saúde da Rússia e exigido com base no §3º do art. 16 da Lei 14.124/21. Também foi apresentado ofício emitido pelo Consórcio Nordeste, o qual apresentou ponderações e proposições na compreensão de que cabe às autoridades públicas compartilhar as responsabilidades, propondo a adoção, em caráter de excepcionalidade, de medidas de contingência que estariam sob a responsabilidade dos estados envolvidos.
Na prática, uma parte do quantitativo de doses da vacina poderá ser importada no primeiro momento para ser utilizada dentro de um estudo de efetividade a ser seguido pelos estados requerentes.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas