Prefeitura autoriza shoppings a operarem com até 50% da capacidade em Natal

Publicação: 2020-08-04 14:20:00
A+ A-
A prefeitura do Natal manteve o cronograma da reabertura gradual da economia no município e iniciou nesta terça-feira (4) a segunda fração da fase 3 do projeto. Com isso, está autorizado a partir de hoje o funcionamento de  shopping centers com sistema de ventilação por ar condicionado, com 50% de capacidade de ocupação, além da reabertura das praças de alimentação em todos os dias da semana.

Créditos: Luiz Henrique Gomes

saiba mais

Os centros comerciais permanecem permitidos a abrir das 12h até às 20h. O mesmo horário vale para as praças de alimentação dentro deles. Medida está disposta na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Município (DOM).

Também nesta terça, a prefeitura liberou a retomada das  das academias, clubes, associações, box, studios e similares com sistema de ventilação por ar-condicionado, de segunda-feira a sábado, das 5h até as 22h.

Agentes de secretarias municipais, além do Procon estão responsáveis pela fiscalização do cumprimento do decreto. Em caso de desrespeito às medidas, os estabelecimentos podem ser interditados.

Protocolos

O funcionamento dos estabelecimentos, nos moldes que foram liberados para atuar a partir de hoje, estão condicionados a uma série de protocolos disponibilizados pela prefeitura.

Para o setor de alimentação, o uso de máscara de proteção, por exemplo, é obrigatório para fornecedores, colaboradores e clientes, que só podem retirar para fazer refeições. Cumprimentos com contato físicos estão proibidos, assim como shows e música ao vivo promovidos por mais de uma pessoa.

Quanto aos shoppings centers, a administração deve disponibilizar pontos com dispenseres de álcool 70%. Áreas públicas, interior e painel de elevadores, corrimãos de escadas e escadas rolantes, balcões de informação, sanitários, áreas de descarte de lixo, etc, devem ser desinfetados com mais frequência (mínimo de 4 vezes ao dia).

No caso das academias, a abertura dos estabelecimentos não podem coincidir com o pico de movimentação do transporte público. A quantidade de clientes deve obedecer o limite de um para cada 6,25 m. Sapatos também devem ser limpos antes de se entrar no espaço de treino. Além de que, ao término de cada aula, o ambiente deve ser higienizado.

Essas são algumas das medidas especificadas nos protocolos de prevenção ao novo coronavírus. Para ter acesso a todas as orientações e obrigações, clique aqui.