sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Prefeitura de Natal disponibiliza ponto para vacina da gripe

- Publicidade -
A Prefeitura de Natal disponibilizou desde esta terça-feira (21), mais um ponto de vacinação contra a Influenza no Shopping Via Direta. No local, as equipes de vacinação, além da vacina contra a Covid, também estarão imunizando contra a gripe. 
Novo horário de vacinação do Via direta é das 09h às 21h. Vacina contra covid continua disponível
Apesar da vacina da gripe poder ser aplicada em crianças a partir de seis meses, no Via Direta, tanto no drive quanto para os pedestres, só poderão ser vacinadas pessoas a partir de cinco anos de idade. Já as crianças abaixo dessa idade deverão comparecer às Unidades Básicas de Saúde.
A SMS Natal reforça o novo horário de vacinação do Via Direta que passou para das 9h às 21h, de segunda a sábado. Porém, nos dias 24 e 31, das 9h às 16h. Nos dias 25 e 1° estará fechado.
O diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim, alerta sobre a importância da imunização contra a Influenza. A subtipagem H3N2 tem provocado surtos em outros estados brasileiros. No RN, dos 93 casos notificados pela Sesap neste mês, 37 são desta linhagem. 
“A Influenza pode gerar internações nas formas mais graves, porém, a vacinação ajuda a mitigar muitos dos efeitos da doença. É importante que os municípios do interior comecem a replicar o que está acontecendo agora em Natal, que tem chamado a atenção da população para fazer a vacinação contra a gripe”, alerta.
“ A recomendação do LAIS é  que os municípios deem publicidade à cobertura justamente para chamar a atenção da população para a imunização”, acrescenta Valentim, para quem não há correlação entre o Carnatal e os casos de gripe registrados no Estado.
“A Influenza é uma doença sazonal. Muito provavelmente os surtos de gripe que estão acontecendo em outros Estados não estão associados a eventos, mas à própria dinâmica social e à baixa cobertura vacinal”, explica. “Se viermos a ter surto aqui no RN, ele estará relacionado também  à baixa cobertura das vacinas”, complementa o diretor executivo do LAIS. De acordo com o RN + Vacina, a imunização contra a gripe no RN está em 75%. A meta do Ministério da Saúde é 90%.
Dicas
As festividades de final de ano começaram e os cuidados para evitar o contágio pela covid-19 e pela gripe devem ser reforçados. No Rio Grande do Norte, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN), 73% da população alvo está completamente vacinada, o que corresponde a 2.277.929 pessoas. Entretanto, 211.594 cidadãos estão com o ciclo vacinal contra a covid-19 atrasado, o que configura um risco para o desenvolvimento de quadro grave da infecção. No Brasil, esse número se aproxima dos 20 milhões.
A preceptora médica infectologista do ISD, Manoella Alves, ressalta a necessidade dos idosos, principalmente, completarem o ciclo de imunização contra o coronavírus e influenza (gripe). “Os idosos devem completar o ciclo vacinal assim como todo indivíduo de outra faixa etária que já recebeu sua primeira dose. Porém, como os idosos fazem parte de grupo de risco para evoluir com Covid-19 grave, se torna ainda mais importante que eles estejam com o esquema vacinal completo. As vacinas que exigem duas doses são aquelas em que os estudos mostraram que só com duas doses, o indivíduo está protegido de maneira eficaz, isto é, a segunda dose é essencial para que o indivíduo desenvolva uma proteção muito maior para a covid-19. A segunda dose provoca um novo estímulo para o sistema imunológico”, declara a infectologista.
Com base em uma cartilha elaborada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), intitulada “Covid-19 – Estar vacinado é o melhor presente neste fim de ano”, o Instituto Santos Dumont (ISD) lista uma série de atitudes que devem ser adotadas nas reuniões familiares,  confraternização entre amigos e em ambientes de trabalho com o intuito de reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus. Também com esse objetivo, algumas Prefeituras potiguares decidiram cancelar festas públicas de réveillon, principalmente. As particulares, porém, estão mantidas.
“Por isso a importância de que todos, independente da faixa etária, devem buscar a vacinação completa. Além disso, manter o uso de máscaras e o distanciamento social ainda são medidas eficazes para o combate à covid-19”, enfatiza a preceptora médica infectologista do ISD, Manoella Alves.
Conforme a Fiocruz, o cuidado primordial é garantir que todos estejam vacinados. Como a vacina só começa a agir no organismo com um intervalo de aproximadamente 14 dias, o ideal é que aqueles que ainda não tomaram nenhuma dose o façam o mais rápido possível. O mais seguro, porém, é o ciclo vacinal completo com duas doses ou também a dose de reforço, para quem já é indicada. Em Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal) reduziu o intervalo entre a D2 e a dose de reforço para quatro meses para pessoas com 18 anos e mais. Crianças a partir de 12 anos de idade já estão aptas a tomar o imunizante.
Mesmo com a reabertura das atividades econômicas, retomada dos serviços em hotéis e festas, atitudes como a limitação de pessoas nos ambientes devem ser seguidas à risca com o intuito de não causar aglomeração. Os espaços abertos e com maior ventilação devem ser priorizados, evitando-se o uso de ar condicionado. Nos banheiros, lavatórios, pias de cozinha e áreas de convivência deve ser substituído o uso de toalhas de pano por toalhas de papel, com disponibilização de sabão neutro para higienização das mãos. O álcool em gel deve ser sempre disponibilizado em diversos pontos do evento, principalmente em locais próximos aos alimentos e bebidas.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas