quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Prefeitura de Parnamirim realiza sorteio de apartamentos do Minha Casa

- Publicidade -

A Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Parnamirim fizeram na manhã desta segunda-feira (30) o sorteio de 496 apartamentos do Residencial Terras de Engenho 1, construídos em Santa Tereza, a 10 quilômetros do centro da cidade. Financiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) os imóveis são destinados a famílias de baixa renda inscritas no Programa Minha Casa Minha Vida.

O sorteio que selecionou os moradores foi realizado em julho do ano passado. O de hoje, no Ginásio de Emaús, foi para os beneficiados saberem onde vão morar. São 31 blocos de quatro andares, com quadra de esportes, parque infantil e salão de eventos. Os apartamentos têm dois quartos e cerâmica em todos os cômodos. À tarde será a vez dos mutuários  do Terras de Engenho 2, também com 496 apartamentos.
Moradores selecionados participaram do sorteio de distribuição dos apartamentos
A maioria dos beneficiados é mulher que comanda a família e mora de favor em casa de parentes ou pagam aluguel. É o caso de Helena Venâncio Lins, 63 anos, e de Maria Martins, 59. Helena é aposentada, mora em Santos Reis e paga R$ 200 de uma casa de apenas três cômodos – sala, banheiro e um quarto. Maria, que mora no bairro Liberdade, vai receber um apartamento no primeiro andar do bloco 9.

Pelas regras do programa, Helena, que gasta hoje 30% da aposentadoria com aluguel, vai pagar apenas R$ 36, correspondentes a 5%. O prazo de financiamento é de 10 anos. Durante esse período, ela não pagará IPTU. Além disso, a Prefeitura vai assumir as despesas cartoriais e providenciar o transporte para levar as crianças à escola.

Ao saudar as famílias beneficiadas, o secretário municipal de Habitação, Antônio Miguel, lembrou que ele, o prefeito Maurício Marques e o superintendente da Caixa Econômica Federal no Rio Grande do Norte, Roberto Linhares, moraram em casa de taipa na infância, sem água nem energia elétrica. “Por isso, sei muito bem o que vocês estão sentindo ao realizar o sonho de morar em casa própria. Os apartamentos que estamos entregando são fruto de um País em transformação”.

Com os dois residenciais construídos na “Estrada de Japecanga”, chega a oito o número de empreendimentos do Minha Casa Minha Vida entregues a famílias de baixa renda em Parnamirim.  O superintendente da Caixa previu para o início de março a entrega de outros dois residenciais do Minha Casa em fase de conclusão do bairro Liberdade. “Esse é um compromisso nosso”, reforçou o prefeito.

Ao todo, foram construídos 4.720 apartamentos em Parnamirim. Em 2009, quando o Ministério das Cidades começou a liberar os recursos para o Minha Casa, um estudo da Secretaria Extraordinária de Habitação e Regularização Fundiária estimava em 9 mil o déficit habitacional para famílias de menor poder aquisitivo.

A gerência da Caixa Econômica informou que no início de janeiro será divulgado o calendário de assinatura dos contratos habitacionais. Depois disso, eles estarão aptos a fazer o contrato com Cosern e Caern para ligação de luz e água. A previsão é que a ocupação dos imóveis ocorra no início de fevereiro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas