quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Prefeitura destina 16 mil doses para idosos a partir de 80 anos

- Publicidade -
A prefeitura está avançando na vacinação em Natal. Para a faixa de idosos, a partir de 80 anos, foram destinadas cerca de 16 mil doses de vacina. Desde a quarta-feria (3), as pssoas com idade entre 80 e 84 anos está recebendo a primeira dose do imunizante. Para ter acesso à vacina, o idoso precisa apresentar comprovante de residência de Natal, cartão de vacinação e documento de identidade com foto. Ao todo, são três drive-thrus de vacinação disponíveis para atender a população e evitar aglomerações e riscos de contaminação, além de salas de vacinação em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS). 
PREFEITURA MANTÉM DRIVE-THURS DE VACINAÇÃO NAS ZONAS LESTE, SUL E NORTE
No início desta semana, os idosos com 85 anos ou mais passaram a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 na capital. A procura foi alta nos pontos de drive-thru montados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal) e nas 10 UBS, que aplicam o imunizante. Apesar da formação de filas, houve compreensão por parte da população. No primeiro dia dessa etapa, segunda-feira (1), 2.196 idosos nessa faixa foram vacinados. 
Nos olhares, um misto de medo, esperança e curiosidade. Após a picadinha da agulha, registrada pelos celulares de filhos e netos, o sorriso dos idosos preenchia corações de trabalhadores da saúde e de quem os acompanhava, renovando a confiança em dias melhores. O senhor Wilson Ferreira, 85 anos, foi um dos primeiros a receber o imunizante no drive-thru do Palácio dos Esportes, na segunda-feira (1º). Ao lado do filho, ele não escondeu a emoção. “Estávamos aguardando por esse momento. Estou muito feliz e agora é seguir com todos os cuidados, aguardar a segunda dose e
 torcer para que mais vacinas cheguem para todos”, declarou. 
Francisco Pinheiro Pires, 87 anos, mora em Dix-Sept Rosado e se vacinou no mesmo local, na ala destinada aos pedestres. “Foi ligeiro demais. Não senti nenhuma dor e essa turma que está trabalhando aqui é muito bacana, trata todo mundo super bem. Estou emocionado em receber a vacina. É um momento de muita esperança para todos nós”, garantiu. 
Na Unidade Básica de Saúde São João, em Tirol, também houve muita procura. Como uma das unidades de saúde mais centrais da rede pública municipal, o local recebeu muitos idosos. Dona Pena, 86 anos, era uma das mais ansiosas na fila. Quando chegou o seu momento para se vacinar, foi só
alegria: “Finalmente chegou a minha hora. Estava contando os minutos. Volto pra casa cheia de expectativas positivas. A espera valeu a pena”, frisou a idosa. 
Um dos momentos de maior emoção do primeiro dia de imunização desse grupo foi a vacinação do senhor Manoel Sampaio do Rêgo, 88 anos, e de Maria José Lopes do Rêgo, 86 anos. Casados há 67 anos, eles foram vacinados juntos no posto fixo montado no Shopping Via Direta. 
Para vacinar essa faixa da população (de 85 anos e mais), a prefeitura destinou 7.500 doses da vacina de Oxford. Até o momento, foram vacinados profissionais da saúde, idosos institucionalizados, idosos acamados a partir de 75 anos e idosos com 85 anos ou mais.
VACINADOS 
(Até 01 de março)
492 idosos de Instituíções de Longa Permanência  (ILPS), que receberam as duas doses
2.631 idosos acamados que receberam a primeira dose (Iniciada na segunda, dia 01 de março, a segunda dose) 
2.755 idosos com 90 anos e mais receberam a primeira dose (Coronavac) 
2.196 idosos com 85 anos e mais receberam a primeira dose (Oxford)
Sistema de Informações do PNI aponta em Natal:
Idosos 80 e mais: 16.132
Idosos de 75 a 79:  12.461 
Idoso de 70 a 74 :  27. 246
ESQUEMA DE VACINAÇÃO
– Sistema drive-thru Palácio dos Esportes (Zona Leste) Via Direta (Zona Sul) Ginásio Nélio Dias (Zona Norte) Horário: das 8h às 16h, de segunda à quinta-feira, e às sextas, das 8h às 13h. Nos drives do Via Direta e Ginásio Nélio Dias, também há sala de vacinação para pedestre.
– 10 salas em Unidades Básicas de Saúde do município: Horário: segunda a sextafeira, de 8h a 12h30 e de 13h30 às 16h Unidades: Distrito Sanitário Norte I: UBS Pajuçara; UBS Nova Natal; Distrito Sanitário Norte II; UBS Panatis; UBS Vale Dourado; Distrito Sanitário Leste: UBS São João; UBS Brasília Teimosa; Distrito Sanitário Oeste: UBS Felipe Camarão II; UBS Nazaré; Distrito Sanitário Sul: UBS Candelária; UBS Rosângela Lima.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas