quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Prefeitura do Natal inaugura maternidade com 37 leitos

- Publicidade -

A Prefeitura do Natal inaugurou ontem as novas instalações da Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto, que funcionará com a estrutura ampliada da antiga Maternidade das Quintas. Localizada na Rua Coronel Juventino Cabral, 1735, no prédio da antiga clínica Marco Almeida, Tirol, a maternidade terá 37 leitos de internação, com perspectiva de ampliação; Centro Cirúrgico com duas salas, e capacidade para realizar, em média, 300 atendimentos por dia e 600 partos por mês.
Maternidade funciona no prédio da antiga Clínica Marco Almeida
“Graças a muito esforço e trabalho de uma equipe comprometida e consciente em promover saúde pública para a população natalense, estamos inaugurando hoje, no Dia Internacional da Mulher, a Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto”, afirmou o prefeito Carlos Eduardo.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Natal, Luiz Roberto Fonseca, a Maternidade Araken Pinto, no mês de abril, terá a capacidade de leitos expandida para 40. “O antigo prédio da maternidade das Quintas tinha capacidade para 27 leitos. Com a Maternidade Dr. Araken Pinto haverá uma ampliação de mais de 30% do número de leitos. Natal precisava disso, de uma maternidade central, que tem fácil acessibilidade de ônibus, com melhor ambiência, melhor condição para o paciente, para quem usa o serviço público”, disse Luiz Roberto Fonseca.

A estrutura da nova maternidade está dividida por andares. No subsolo, funciona a cozinha, almoxarifado, repousos e refeitório. No térreo, funcionará a parte administrativa e a assistência ao parto. O primeiro andar será dedicado ao alojamento conjunto, totalizando 37 leitos. No segundo andar, funcionarão as duas salas do Centro Cirúrgico e o atendimento ao pós-parto. O terceiro andar conta com um auditório, onde funcionará o Núcleo de Educação Permanente (NEP). A partir de agora, a Maternidade vai atender as munícipes que necessitarem também de curetagem.

“Nossa gestão vem inaugurando UPAs, hospitais, maternidades com qualidade de serviço, de profissionais e infraestrutura que não deixa nada a desejar em relação aos serviços da rede privada de saúde. Temos aqui equipamentos de última geração que faz com que a Maternidade Dr. Araken Pinto seja referência de assistência de saúde para as futuras mamães”, comentou o Prefeito Carlos Eduardo.

A nova maternidade de Natal realizará um trabalho importante de assistência humanizada. Além das práticas como a presença do acompanhante, de parto, massagens, banhos terapêuticos, exercícios respiratórios e na bola, escalda pés, caminhadas, a Maternidade Araken Pinto adotará uma política assistencial respeitando a garantia dos direitos da mulher, a assistência competente e carinhosa, a preferência ao parto humanizado e o respeito ao plano de parto.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas