quarta-feira, 24 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Prefeitura garante partos humanizados em Natal

- Publicidade -

Nos últimos quatro anos muitos foram os avanços no sistema de saúde de Natal. A cidade cresceu e exigiu ampliar as ações do município na área da saúde. Hoje, a capital conta com três maternidades municipais de alto padrão, em três zonas administrativas [Norte, Leste e Oeste], que garantem excelentes serviços às gestantes.
Clarissa Félix Andrade, moradora da Redinha Nova, teve seu bebê na maternidade Araken Pinto
Localizada na avenida das Fronteiras, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte, a maternidade Leide Morais foca o trabalho em três pilares: humanização do parto (protagonismo da mulher), parto multidimensional e em evidências científicas, informa a diretora da unidade, Rosário Bezerra: “Tentamos desenvolver um trabalho voltado para a redução dos partos por cesárea”.

Com um programa de apoio à presença das doulas comunitárias – mulheres que prestam apoio emocional e físico às gestantes e mulheres em trabalho de parto -, a maternidade investe pesado no binômio parto mais rápido X menos dor.

De acordo com Rosário Bezerra, a Leide Morais faz, em média, 250 partos/mês, sendo a maioria normal. A maternidade é a única no Brasil a contar com 16 suítes de parto e, em breve, terá a primeira banheira para parto na água no Rio Grande do Norte.

Para dar conta dos 250 partos mensais, entre normais (humanizados) e cesarianas, a Leide Morais tem três obstetras de plantão, dois pediatras, dois anestesistas e um enfermeiro obstetra, além de técnicos de enfermagem, enfermeiros gerais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, bioquímicos, nutricionistas e equipe de apoio administrativo.
Ortência Santos, moradora do conjunto Pajuçara, segura o pequeno Joaquim nos braços
Um serviço importante oferecido pela maternidade é o acompanhamento do parto vinculado, após o envio das parturientes pela atenção básica de saúde. Oferece, ainda, sala de apoio à amamentação, com potenciais doadoras de leite, e pronto-socorro obstétrico, que atende 1.800 mulheres/mês, número considerado alto por Rosário Bezerra. O acompanhamento pré-natal é feito na unidade de atenção básica.

A maternidade oferece, também, vacinas iniciais do bebê, como a BCG e a contra a hepatite B. Outros serviços relevantes são os testes do pezinho, da orelhinha e o pioneiro teste do coraçãozinho. Com o pequeno Joaquim nos braços, a moradora do conjunto Pajuçara, Ortência Santos, aprovou o atendimento na Leide Morais. Segundo a paciente, a equipe se desdobrou em atenção. “Não demorei a ser atendida. Passei por uma avaliação da obstetra e Joaquim recebeu cuidados da enfermeira e da pediatra. Tudo está a contento”, resumiu.

Araken Pinto
A antiga maternidade do bairro das Quintas, desde o dia 8 de março de 2016 (Dia Internacional da Mulher), vem funcionando na rua Coronel Juventino Cabral, 1735, no bairro do Tirol, na zona Leste. Com a estrutura ampliada, a Maternidade Dr. Araken Pinto realiza partos humanizados e cesarianas de baixo risco. Pelo incentivo ao aleitamento materno, a maternidade ganhou o selo Hospital Amigo da Criança.
Andreza Carine afirma que não há reclamações sobre seu atendimento na maternidade
A estrutura da Araken Pinto está dividida por andares. No subsolo, funciona a cozinha, almoxarifado, repousos e refeitório. No térreo, funciona a parte administrativa e a assistência ao parto. O primeiro andar é dedicado ao alojamento conjunto. No segundo andar, funcionam as duas salas do Centro Cirúrgico e o atendimento ao pós-parto. O terceiro andar conta com um auditório, onde funciona o Núcleo de Educação Permanente (NEP). A Maternidade atende às gestantes que necessitam também de curetagem.

De janeiro a julho deste ano, a maternidade realizou 738 partos normais e 629 cesarianas, totalizando 1.367 partos. No pós-parto, a paciente pode ser acompanhada por alguém da família, à sua livre escolha. A maternidade conta com 40 leitos de internação, Centro Cirúrgico com duas salas, e realiza, em média, cerca de 300 atendimentos por dia e 600 partos por mês.

Diretora da Araken Pinto, Aloma Fonseca assinala que a maternidade tem vínculo com 17 unidades de saúde, que abrangem os Distritos Sanitários Leste, Sul e Oeste. Três obstetras trabalham na Araken Pinto por plantão, mais dois pediatras, um anestesista e cinco enfermeiras, afora técnicos de enfermagem e fonoaudiólogos.

“Realizamos um trabalho importante de assistência humanizada com a presença do acompanhante de parto, massagens, banhos terapêuticos, exercícios respiratórios e na bola, escalda pés e caminhadas. Fazemos, ainda, o teste da orelhinha e aplicamos as vacinas iniciais BCG e contra a hepatite B. As nossas salas são muito confortáveis e climatizadas”, destacou Aloma Fonseca.

Acompanhada pela mãe, Clarissa Félix Andrade, moradora da Redinha Nova, comentou que o atendimento na maternidade Araken Pinto superou suas expectativas: “Está tudo ótimo. Na hora da cesárea, a obstetra conversou comigo para me acalmar. E deu tudo certo. A equipe está prestando boa assistência. Adorei tudo”, ressalta. Ela contou que houve coleta de sangue para exame de HIV e VDRL, além das vacinas BCG e contra a hepatite B.

“Estou satisfeita com o atendimento até agora. Sempre que a gente chama uma enfermeira, ela comparece. Está tudo perfeito”, disse Andreza Karine, do Jardim Progresso. A mãe da pequena Débora Iane informou que recebeu a visita de uma pediatra que veio avaliar a saúde da recém-nascida. A moradora do loteamento Jardim Progresso também fez teste de HIV e VDRL.

Felipe Camarão
A Maternidade de Felipe Camarão, localizada no Distrito Sanitário Oeste, é pioneira no parto humanizado na rede pública de saúde de Natal. O incansável trabalho dos profissionais envolvidos constrói um ambiente acolhedor, deixando a gestante mais à vontade durante um dos momentos mais importantes para a mulher, que é a hora do parto.

O parto humanizado consiste no uso da água ou da posição, da intensidade da luz, da presença do acompanhante ou qualquer outra variável. Tudo isso engloba um único objetivo: fazer do parto um caminho cada vez mais humano. Na maternidade, o acompanhamento ocorre desde a chegada da gestante à recepção até a sua alta médica. Os profissionais orientam as novas mães no pós-parto, que exige uma série de regras. Um dos pontos mais atrativos do parto é a rápida recuperação da mulher, que após 12 horas pode locomover-se normalmente, diferente da situação daquelas que optam pelo parto cesáreo.

A diretora da Maternidade de Felipe Camarão, Anailde Neto, conta que os profissionais que atuam na unidade são extremamente comprometidos com o atendimento humanizado às mulheres que procuram a unidade. “Nosso compromisso é garantir a todas um atendimento diferenciado, com foco na assistência humanizada, de forma que a mulher possa ser assistida de forma plena na hora do parto”, realçou.

Premiada pelo Ministério da Saúde na edição do Prêmio Galba de Araújo em 2002, a unidade realiza, em média, 100 partos por mês, além do tratamento clínico, domiciliar, aleitamento, saúde bucal, vacina, cardiotocografia, fonoaudiologia, teste do olhinho, cavalinho e massagem. Além disso, as mulheres recebem apoio físico e emocional de profissionais capacitados, ajudando com a amamentação e os procedimentos pós-parto.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas