quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Prefeitura publica decreto com regras para reabertura da economia nesta segunda

- Publicidade -
A Prefeitura de Natal vai publicar nesta segunda-feira, 29, um decreto de reabertura gradual da economia nos próximos dias. No âmbito do Estado, o governo ainda não decidiu se vai reabrir nesta quarta-feira, 1, ou se adia por mais uma vez – uma portaria vai ser publicada também nesta segunda-feira com mudanças nos protocolos de segurança da reabertura gradual.
Decreto municipal será publicado ainda nesta segunda-feira
#SAIBAMAIS#A decisão da prefeitura de Natal aconteceu no início desta tarde depois de uma reunião do prefeito Álvaro Dias com os representantes das classes produtivas. O setor aumentou a pressão para o início da reabertura desde que a governadora Fátima Bezerra adiou o decreto pela primeira vez, no dia 17 de junho.
A reabertura deverá acontecer segundo o protocolo de segurança criado pelo próprio setor produtivo, dividida em quatro fases. As fases são subdivididas em “frações”. A primeira fase é a única com protocolo definidos e possui três frações. Uma fração se inicia a cada cinco dias e possui uma série de serviços que devem ser reabertos. É ela que deve se iniciar com o decreto da prefeitura.
Na primeira fração, devem reabrir serviços de RH e terceirização, salão de beleza e barbearias, agências de turismo e atividades dos serviços sociais autônomos. Outros estabelecimentos que devem reabrir são lojas de até 300 m²; de artigos usados; papelarias e materiais de escritório; produtos de climatização; lojas de bicicletas e acessórios; comércio de plantas e flores; lojas de vestuário, acessórios e calçados; lojas de souvenires, bijuterias e artesanatos; e armarinhos.
Em paralelo, a prefeitura deverá criar um “Centro de Prevenção e Tratamento de Covid-19”, instalado no Ginásio Nélio Dias, na zona Norte. A zona possui a maior incidência de coronavírus da capital potiguar. O centro deverá ser destinado a pacientes no estágio inicial da covid-19 para fazer o tratamento com a ivermectina.
A segunda fração está prevista para iniciar cinco dias depois da primeira. Nela, devem reabrir lojas de até 600 m²; lojas de móveis, eletrodomésticos, colchões e utensílios domésticos; lojas de departamento e magazines (que não funcionem em shopping ou centro comerciais); lojas de eletrônicos e informática; instrumentos musicais e acessórios; equipamentos de áudio e vídeo; equipamentos de telefonia e comunicação; joalherias e comércio de joias; cosméticos e perfumaria.
A terceira fração deve iniciar 10 dias depois da primeira. Reabrem lojas de brinquedos, de artigos esportivos, artigos de caça, pesca e camping; os serviços de alimentação também devem ser reabertos.
Outros segmentos, como shoppings e academias, permanecem fechados e não tem data definida para a reabertura. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, convocou uma coletiva de imprensa para a tarde desta segunda-feira para esclarecer a reabertura.
Atualizada às 14h55




- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas