Premiação da OBM em Natal/RN

Publicação: 2020-01-25 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Uma boa informação para abrir a coluna de hoje, vejam: uma turma fera nos números vai ocupar a cidade de Natal (RN), de domingo 26 de janeiro a 1º de fevereiro, para participar da 23ª Semana Olímpica. O encontro reúne os medalhistas de 2019 da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e da 1ª edição do Torneio Meninas na Matemática (TM²) para um treinamento intensivo e para a esperada entrega das medalhas. As duas cerimônias de premiação vão acontecer no Imirá Plaza Hotel & Convention, em 31 de janeiro, às 18h. Ao todo, 133 estudantes dos ensinos fundamental, médio e universitário vão participar do evento organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e pela Sociedade Brasileira de Matemática. A programação da Semana Olímpica foi elaborada por uma equipe de 31 professores especialistas em matemática olímpica de todo país. Os alunos terão aulas, sessões de estudo, palestras, simulados e provas.

Teste para competições internacionais
É também durante a 23ª Semana Olímpica que ocorrem os primeiros testes de seleção para as competições internacionais de matemática. Na terça-feira (28), os estudantes farão o primeiro teste para formar a equipe que representará o Brasil na Olimpíada do Cone Sul, no Paraguai, e da Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. No mesmo dia, as alunas farão a prova que ajuda a escalar a equipe que representará o Brasil na European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO) 2020, sediada em Egmond, na Holanda. A EGMO foi a inspiração para a criação do Torneio Meninas na Matemática (TM²) que teve a primeira edição em 2019. O objetivo da competição é incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na matemática, e desenvolver um ambiente estimulante para que as alunas se interessem pela disciplina.

Potiguar vai cursar medicina na Rússia
Um jovem de Natal (RN) vai realizar o sonho de se tornar médico, porém em outro continente. Leonardo Dias Cavalcanti, 25, embarca dia 17 de fevereiro com destino à Rússia para cursar medicina. Ele vai estudar na Universidade Médica Estatal de Kursk, considerada uma das melhores do país e líder no ensino em língua inglesa. “Já morei fora e não é simples, sei que os primeiros momentos serão difíceis, mas tenho grandes esperanças de me formar e a expectativa de conhecer lugares interessantes e pessoas com os mesmos objetivos que os meus”, conta.  Ele está muito empolgado e já está preparado para uma rotina intensa de estudos.  “Sei que o curso vai demandar muito de mim e exigir um controle emocional. Tenho que saber descansar, preparar bem minhas tarefas e canalizar minhas energias para que tudo flua bem”, fala. Boa viagem.

Redação do Enem 1
Vale a pena lembrar. O Rio Grande do Norte obteve um bom desempenho na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. Além de estar entre as sete unidades federativas que atingiram nota 1000 na redação, sendo o segundo no Nordeste, o RN também conta com outras redações que alcançaram notas altas, acima da média divulgada pelo MEC.

Nota do Enem 2
Foi o caso, por exemplo, das estudantes Isabelle Lima e Lídia Giovana, alunas do Centro Estadual de Educação Profissional João Faustino, bairro do Pitimbú, em Natal. Discorrendo sobre a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil", tema da redação do Enem, as duas elaboraram redações que lhe conferiram as notas 880 e 940, respectivamente. Quem também ficou surpreso com o resultado foi Joab Arruda, 20, concluinte do curso técnico em Nutrição e Dietética do CEEP João Faustino. Alcançando 760 pontos na redação.

Festa no interior
Os bons resultados também foram comemorados em Macau, como na Escola Estadual José Olavo do Vale, onde os alunos Ítalo Miranda e Sayonara Santos também alcançaram 720 e 800 pontos, respectivamente. Uma das mais tradicionais unidades de ensino de Assu, a Escola Juscelino Kubitschek, também comemorou os resultados dos seus alunos. André Lucas alcançou 920 pontos. Tenho dito que o Enem é espelho da realidade educacional do país.


Deixe seu comentário!

Comentários