Top Natal
Premiação Top Natal está de volta
Publicado: 00:00:00 - 26/11/2021 Atualizado: 12:01:01 - 26/11/2021
Após um ano atípico, marcado pela pandemia que mudou o rumo da humanidade, a mais tradicional e longeva premiação do mercado varejista natalense está de volta. Em sua 19ª edição, o Prêmio Top Natal se consagra como um instrumento que vai além da medição do quão lembradas são as marcas. A premiação é um reconhecimento a empresários, profissionais de Marketing e Agências de Publicidade que desenvolvem campanhas que criam elos entre consumidores e empresas. 

Alex Régis
Última edição do Prêmio Top Natal aconteceu em 2019, no Olimpo (foto). Com a pandemia de covid-19, premiação retorna este ano, cumprindo os protocolos sanitários

Última edição do Prêmio Top Natal aconteceu em 2019, no Olimpo (foto). Com a pandemia de covid-19, premiação retorna este ano, cumprindo os protocolos sanitários


Neste ano, a celebração de entrega dos troféus Top Natal será realizada na próxima terça-feira, 30 de novembro, às 19h30, no Olimpo Recepções, na zona Sul. O evento reunirá empresários, jornalistas, publicitários e representantes dos Poderes Executivos Municipal e Estadual. A Revista Top Natal 2021 com reportagens especiais com todos os vencedores, será encartada ao jornal TRIBUNA DO NORTE no dia 1º de dezembro.

A Revista Top Natal 2021 tem como patrocinadores a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), Prefeitura do Natal, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Governo do Estado do Rio Grande do Norte,  Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) e Câmara Municipal de Natal.

Nessa nova edição, a pesquisa  Top Natal foi aplicada, pela primeira vez, pelo renomado Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), com sede em Recife (PE). A diretora executiva, Marcela Montenegro, explica que foram aplicadas 600 entrevistas com consumidores nas quatro zonas administrativas de Natal, entre os dias 8 e 15 de setembro, uma amostra representativa da população de Natal.

“A pesquisa foi face a face com amostra de 600 entrevistados, representativa da população de Natal, com o objetivo de identificar as mais marcas que se destacam como ‘top of Mind' em 35 categorias de produtos/serviços. Como a questão central da pesquisa é lembrança de marcas e não consumo, a ideia foi abranger toda a população do município (das classes sociais A, B C e D) porque entendemos que o posicionamento das marcas depende obviamente do conhecimento e da imagem/reputação, mas essa não é construída apenas com base no consumo das mesmas, e sim no que ouvem falar, no impacto da comunicação, bem como em outras experiências com as marcas e serviços que não necessariamente envolvem o consumo”, afirma a executiva.

Segundo ela, “os resultados evidenciam a força de marcas locais em diversas categorias, inclusive sendo uma delas a Top das Tops com o maior percentual de lembrança entre todas as citadas no levantamento chegando a 75% das menções”. Já consolidado no mercado potiguar, o prêmio destaca as marcas através do método top of mind, em que as respostas são dadas pelos entrevistados, sem que lhes sejam apresentadas alternativas. 

Dos entrevistados, 45% foram homens e 55% mulheres. A faixa etária variou de 16 a 34 anos (10,8%) a mais de 60 anos (20%). O grau de instrução foi do ensino fundamental (32%) ao superior (28%), e a faixa renda de até 2 salários mínimos (50%) a mais de 5 salários mínimos (14%). A margem de erro é de 4.1 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95,45%.

Marcela Montenegro  destaca que o posicionamento das marcas depende obviamente do conhecimento e da imagem/reputação da empresa, mas essa não é construída apenas com base no consumo, e sim “no que ouvem falar, no impacto da comunicação, bem como em outras experiências com as marcas e serviços que não necessariamente envolvem o consumo”. 

A pesquisa reforça a relevância do planejamento e das ações estratégicas planejadas, levando em conta a atuação das demais concorrentes frente às mudanças do mercado. Investir na qualidade do produto e serviço oferecido, somado à inovação complementada pela publicidade das marcas, são essenciais para que as empresas se mantenham entre as mais lembradas pelo consumidor.

“Além de premiar os esforços empreendidos pelas Agências, os resultados possibilitam reforçar ou modificar ações de marketing e de comunicação, favorecendo o planejamento ou replanejamento estratégico, sobretudo nesse momento em que se aproxima o final do ano e se vislumbra o início de um novo ciclo de retomada das atividades pós-pandemia em 2022”, frisa Marcela Montenegro.

Alex Régis
Aluênia de Medeiros Alves destaca que, ano após ano, a premiação agrega inovação ao seu método

Aluênia de Medeiros Alves destaca que, ano após ano, a premiação agrega inovação ao seu método


Prêmio Top Natal está consolidado no mercado
A pesquisa TOP Natal está consolidada no mercado publicitário do Rio Grande do Norte e sua credibilidade é responsável pela tradição e sequência por 20 anos. A gerente do Departamento Comercial do Sistema Tribuna de Comunicação, Aluênia de Medeiros Alves, que acompanha a premiação desde sua primeira edição, ainda como estagiária do Marketing da TN, afirma que, no próximo dia 30, muito mais do que entregar uma premiação, será a oportunidade de, por mais um ano, empresários de diversos setores, agências de publicidade e o Sistema Tribuna de Comunicação interagirem e estreitar relacionamentos.

A gerente comercial relembra a trajetória da premiação. “Até 2019, foram edições consecutivas do Top Natal, ano após ano, agregando inovação ao seu método. Em 2020, o evento não foi realizado por causa da pandemia, e retorna, agora, com força total. Acredito que as pessoas tiveram olhares diferentes para algumas marcas, é tanto que tivemos surpresas, mesmo que os segmentos lembrados sejam praticamente os mesmos das últimas edições”, analisa Aluênia de Medeiros Alves.

Este ano, comenta, será a edição de retomada pós pandemia, “obedecendo todas as regras sanitárias, como distanciamento entre as mesas, uso de máscaras ao circular no local, entre outras medidas necessárias  para que a ocasião seja celebrada com a consciência devida”.

A gerente comercial do sistema  lembra que o Top Natal foi uma forma que a TRIBUNA DO NORTE encontrou, anos atrás, de exaltar e premiar as marcas mais lembradas em diversos segmentos em âmbito local. “Em cada segmento, a marca escolhida é a mais lembrada pelos natalenses. É um cenário de evidência, que é resultado da preferência do consumidor fidelizado, tudo de forma espontânea”, afirma Aluênia.

Categorias
Conheça as categorias da pesquisa Top Natal

Agência de Viagens
Água Mineral
Café
Clínica de Imagem, Iltrasso-nografia e Radiologia
Clínica Médica Especializada
Clínica Veterinária / Pet Shop
Colégio Particular
Concessionária de Automóveis Nacionais
Concessionária de Automóveis Importados
Construção Civil
Cooperativa de Crédito
Curso Pré-Enem
Farmácia / Drogaria
Farmácia de Manipulação
Funerária
Hospital Particular
Imobiliária
Instituição de Ensino Superior
Laboratório de Análise Clínica
Laticínios
Loja de Artigos de Informática
Loja de Departamento
Loja de Material Esportivo
Loja de Material de Construção
Marca de Sorvetes
Ótica
Padaria
Pizzaria
Plano de Saúde
Plano Odontológico
Provedor de Internet
Restaurante
Shopping Center
Supermercado
TV por assinatura 

Na ocasião, a Rádio Jovem Pan News Natal fará entrega de troféus a anunciantes e parceiros que se destacaram em 2021. 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte