sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Premiação do Top Natal será amanhã no Ocean

- Publicidade -

CONSULT - Paulo de Tarso explica método usado na pesquisa

O empresariado local e setor publicitário já aguardam com ansiedade a divulgação das empresas que mais estiveram na cabeça do consumidor este ano. A premiação da Top Natal 2006 – As Marcas Mais Lembradas, será realizada amanhã, no Ocean Palace Hotel&Resort, na Via Costeira. A revista, que chega à sua quinta edição, virá encartada na edição da TRIBUNA DO NORTE do dia seguinte.

Este ano a parceria entre TRIBUNA DO NORTE e Consult Pesquisas, pesquisou 34 segmentos de mercado. Foram entrevistadas 600 pessoas, das classes sociais A, B e C, no período de 17 a 28 de julho deste ano, em residências, locais de trabalho e áreas de grande fluxo de pessoas. Com o cuidado de fazer as entrevistas em locais que não estivessem em áreas de influência de determinada empresa. Com isso foi alcançada uma alta fidelidade no resultado. 

A gerente comercial da TRIBUNA DO NORTE, Eliane Rocha, conta que a expectativa para a premiação é grande. “As empresas estão ligando, perguntando, querendo saber detalhes da festa. Estão todos ansiosos para conhecer o resultado”, disse.

Para ela, a Top Natal é uma importante ferramenta para se avaliar o mercado. “Tanto a própria atuação como a da concorrência. Ver o que pode ser feito para melhorar o produto ou serviço e o que já está dando certo”, disse. Para ela, o prêmio veio para ficar.

A gerente de marketing da TRIBUNA DO NORTE, Andréia Barandas, destaca que o principal objetivo do prêmio é incentivar os empresários a investirem cada vez mais na construção de suas mar-cas, para que elas se fortaleçam no mercado – e isso acaba gerando um incremento na economia do nosso Estado.

“Nós sabemos que a marca é um dos principais patrimônios de uma empresa, e ela deve ter uma relação emocional com seus clientes, deve ser uma relação de confiança e de identificação, com personalidade própria. Essa construção é um processo constante e contínuo e não apenas uma atitude pontual. Por isso a importância deste prêmio acontecer ano a ano”, afirmou Andréia Barandas.

O diretor da Consult Pesquisas, Paulo de Tarso Teixeira, explicou que o método usado foi o Top of Mind, que consiste em perguntar ao entrevistado que marca de produto ou serviço primeiro lhe vem à cabeça sobre determinado segmento. A resposta é espontânea e deve ser dada em, no máximo, cinco segundos.

A primeira vez que o método foi empregado no Brasil foi pelo instituto DataFolha, há 16 anos,  e desde 2002, a parceria da Consult Pesquisas e TRIBUNA DO NORTE vem oferecendo ao natalense uma pesquisa do tipo para analisar o mercado.

Foram pesquisados 34 segmentos do comércio e serviços e a revista divulgará os três primeiros lugares de cada um desses segmentos, além de reportagens com os vencedores de cada categoria. Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro de no máximo 3,6%, com confiabilidade de 95%.

Para o diretor da Consult, uma iniciativa como essa só beneficia o mercado local e é imprescindível para criar uma consciência no empresariado sobre a importância do marketing para o sucesso de uma empresa.

Na revista, os empresários estão revelar o segredo de manter suas marcas na mente dos consumidores e contarão um pouco da história da empresa e seu diferencial.  Estarão presentes na premiação, todos os representantes das empresas mais lembradas, que receberão um certificado comprovando sua liderança. A Top Natal  circulará com a edição do dia seguinte da TN.

Publicitários falam sobre a revista

O publicitário José Ivan, diretor da Marca Propaganda, acredita que a premiação permite à agência descobrir se está trabalhando a comunicação do cliente de forma correta. Ou seja, mais do que medir o “recall” (índice de lembrança) de uma peça específica, como um anúncio, outdoor ou comercial de TV, a Top Natal avalia a imagem do cliente como um todo. “Arrisco dizer que o resultado da pesquisa reflete um universo bem mais amplo do que nosso trabalho de agência de publicidade”, disse.

Para José Ivan, manter um relacionamento aberto e próximo com os clientes tem sido um dos principais diferenciais da Marca desde seu surgimento.  Isso tem sido fundamental.

“Para nós, cada cliente é um parceiro, um amigo com o qual fazemos questão de comemorar juntos cada nova conquista no mercado. Mas temos ainda orgulho em dizer que conseguimos isso sem abrir mão do profissionalismo e da própria eficiência de nosso trabalho”, afirmou o publicitário José Ivan.

Este ano, a publicação Top Natal 2006 conta com vários  patrocínios, dentre eles, da Prefeitura do Natal, Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Sebrae, Câmara Municipal do Natal, Assembléia Legislativa e Fecomércio.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas