Prêmio Bárbaro será entregue hoje

Publicação: 2011-11-30 00:00:00
Será realizada a partir das 19h30 de hoje a entrega do Prêmio Bárbaro de Propaganda, que “coroa”, desde 1993, as melhores peças e campanhas publicitárias concebidas no Rio Grande do Norte. A premiação é promovida pelo Sindicato das Agências de Propaganda do estado (Sinapro-RN) e será realizada no Olimpo Recepções, com patrocínio da TRIBUNA DO NORTE. Nesta edição, foram inscritas 437 peças, veiculadas no período de 1º de outubro de 2009 a 06 de novembro deste ano. “É um recorde”, diz o presidente do Sinapro-RN, Rogério Nunes.
Nunes:  para aumentar imparcialidade, jurados deram nota sem saber quem eram os autores das peças
Para se ter ideia da evolução do prêmio, na edição anterior, cerca de 220 peças, de oito agências, entraram na disputa. O crescimento está associado a fatores como a expansão do mercado publicitário, que avançou junto com a economia, na avaliação de Nunes. Esta será a 10ª edição da premiação.

PREMIAÇÃO

As áreas contempladas pela premiação são: varejo, produtos industriais, serviço privado, mercado imobiliário e serviço público. As categorias são: filme, impresso, cyber (peças e ações digitais criadas exclusivamente para a web), outdoor, spot para rádio, jingle, promo, design, branding e young - voltada para estudantes universitários.  Segundo os organizadores, foram registradas 82 peças na categoria Film; 99 na Press; 16 na Cyber; 29 na Outdoor; 41 na Rádio; 39 na Jingle; 38 na Promo & Direct; 46 na Design; e 47 na Branding. Durante a festa serão concedidos os prêmios: “bárbaro de ouro”, “bárbaro de prata” ou “bárbaro de bronze” aos melhores de cada categoria de segmentos.

A criatividade é o principal critério de avaliação. O júri foi presidido pelo renomado diretor de Criação André Pedrozo, da agência paulista DM9/DDB. Os demais jurados também foram escolhidos de outras regiões do país. Na lista, estão Vinicius Mikke, redator da agência Dentsu; Victor Sant’anna, diretor de criação da Young & Rubicam; Vinicius Stanzione, redator da Leo Burnett; Rodrigo Bombana, diretor de criação da Talent; Rynaldo Gondim, redator da ALMAP/BBDO; Gustavo Bastos, diretor de criação da 11/21 Propaganda; e Cassiano Saldanha, diretor de criação da Ogilvy.

Segundo Rogério Nunes, todo o sistema de inscrição e de pontuação foi online. Os jurados receberam senha e login para ter acesso às peças, sem saber quem eram os autores. “Eles viam apenas as peças. Davam as notas online e o software fazia a soma das notas e determinava os vencedores”, observa.

De acordo com o presidente do Sinapro, a entrega do Prêmio perderá o formato de solenidade formal para se transformar em um encontro entre os profissionais da área. Prova disso é, por exemplo, que o apresentador formal foi substituído por dois locutores de rádio. Os convidados também poderão usar a criatividade e bolar o traje “publicitário” requisitado no convite. O DJ Luis Couto e a banda Rastafelling serão as atrações musicais da festa.  Outra inovação é o engajamento com a campanha “Trânsito na Paz”. Na entrada da festa, um ponto de táxi será firmado. A campanha trabalha na conscientização dos motoristas, de modo a não conduzir veículos após o consumo de bebidas alcoólicas.

A festa marca também o fim do mandato de Rogério Nunes. Durante a celebração, ocorrerá a transferência do cargo para a nova presidente do Sinapro: a publicitária Lana Mendes.

Realizado a cada dois anos, o Prêmio Bárbaro é o mais esperado do segmento de publicidade e propaganda no RN. O título - ‘Bárbaro’ – é uma homenagem ao publicitário Everaldo Gomes Porciúncula, que foi um dos precursores da publicidade no RN. Ele tinha por bordão chamar os colegas e amigos de ‘bárbaro’, o que tornou-se sua marca inconfundível.

Onze agências concorrem à premiação

Onze agências estão concorrendo ao Prêmio Bárbaro. A lista inclui Ratts Ratis, Raf Comunicação, Bora Comunicação, Virttus Multimídia, TP Comunicação, Executiva Propaganda, Art&C Comunicação, Dois.A Publicidade, Criola Propaganda, Top 10 Propaganda, e New Comunicação.

O diretor da Art&C  e ex-presidente do Sindicato, Arturo Arruda Câmara, observa que o prêmio é o único voltado para o setor no RN “e uma maneira de atestar a  qualidade da propaganda que se coloca na rua”. Ele observa que no decorrer dos anos a premiação tem crescido, ganhado prestígio e se tornado cada vez mais concorrida. Mas não é só isso.

Alexandre Firmino, diretor da Dois A Publicidade, observa também que o prêmio estimula as agências a serem criativas e destaca a importância de ter sido criada uma categoria específica para estudantes. “Isso serve de estímulo para essa turma. É uma forma de já irem se inserindo no mercado, na prática profissional, e dá a oportunidade de nós, das agências, conhecermos os novos valores que estão saindo da universidade”, diz ainda ele.

Leia também: