Será realizada a partir das 19h30 de hoje a entrega do Prêmio Bárbaro de Propaganda, que “coroa”, desde 1993, as melhores peças e campanhas publicitárias concebidas no Rio Grande do Norte. A premiação é promovida pelo Sindicato das Agências de Propaganda do estado (Sinapro-RN) e será realizada no Olimpo Recepções, com patrocínio da TRIBUNA DO NORTE. Nesta edição, foram inscritas 437 peças, veiculadas no período de 1º de outubro de 2009 a 06 de novembro deste ano. “É um recorde”, diz o presidente do Sinapro-RN, Rogério Nunes.
Para se ter ideia da evolução do prêmio, na edição anterior, cerca de 220 peças, de oito agências, entraram na disputa. O crescimento está associado a fatores como a expansão do mercado publicitário, que avançou junto com a economia, na avaliação de Nunes. Esta será a 10ª edição da premiação.
PREMIAÇÃO
As áreas contempladas pela premiação são: varejo, produtos industriais, serviço privado, mercado imobiliário e serviço público. As categorias são: filme, impresso, cyber (peças e ações digitais criadas exclusivamente para a web), outdoor, spot para rádio, jingle, promo, design, branding e young – voltada para estudantes universitários. Segundo os organizadores, foram registradas 82 peças na categoria Film; 99 na Press; 16 na Cyber; 29 na Outdoor; 41 na Rádio; 39 na Jingle; 38 na Promo & Direct; 46 na Design; e 47 na Branding. Durante a festa serão concedidos os prêmios: “bárbaro de ouro”, “bárbaro de prata” ou “bárbaro de bronze” aos melhores de cada categoria de segmentos.
A criatividade é o principal critério de avaliação. O júri foi presidido pelo renomado diretor de Criação André Pedrozo, da agência paulista DM9/DDB. Os demais jurados também foram escolhidos de outras regiões do país. Na lista, estão Vinicius Mikke, redator da agência Dentsu; Victor Sant’anna, diretor de criação da Young & Rubicam; Vinicius Stanzione, redator da Leo Burnett; Rodrigo Bombana, diretor de criação da Talent; Rynaldo Gondim, redator da ALMAP/BBDO; Gustavo Bastos, diretor de criação da 11/21 Propaganda; e Cassiano Saldanha, diretor de criação da Ogilvy.
Segundo Rogério Nunes, todo o sistema de inscrição e de pontuação foi online. Os jurados receberam senha e login para ter acesso às peças, sem saber quem eram os autores. “Eles viam apenas as peças. Davam as notas online e o software fazia a soma das notas e determinava os vencedores”, observa.
De acordo com o presidente do Sinapro, a entrega do Prêmio perderá o formato de solenidade formal para se transformar em um encontro entre os profissionais da área. Prova disso é, por exemplo, que o apresentador formal foi substituído por dois locutores de rádio. Os convidados também poderão usar a criatividade e bolar o traje “publicitário” requisitado no convite. O DJ Luis Couto e a banda Rastafelling serão as atrações musicais da festa. Outra inovação é o engajamento com a campanha “Trânsito na Paz”. Na entrada da festa, um ponto de táxi será firmado. A campanha trabalha na conscientização dos motoristas, de modo a não conduzir veículos após o consumo de bebidas alcoólicas.
A festa marca também o fim do mandato de Rogério Nunes. Durante a celebração, ocorrerá a transferência do cargo para a nova presidente do Sinapro: a publicitária Lana Mendes.
Realizado a cada dois anos, o Prêmio Bárbaro é o mais esperado do segmento de publicidade e propaganda no RN. O título – ‘Bárbaro’ – é uma homenagem ao publicitário Everaldo Gomes Porciúncula, que foi um dos precursores da publicidade no RN. Ele tinha por bordão chamar os colegas e amigos de ‘bárbaro’, o que tornou-se sua marca inconfundível.
Onze agências concorrem à premiação
Onze agências estão concorrendo ao Prêmio Bárbaro. A lista inclui Ratts Ratis, Raf Comunicação, Bora Comunicação, Virttus Multimídia, TP Comunicação, Executiva Propaganda, Art&C Comunicação, Dois.A Publicidade, Criola Propaganda, Top 10 Propaganda, e New Comunicação.
O diretor da Art&C e ex-presidente do Sindicato, Arturo Arruda Câmara, observa que o prêmio é o único voltado para o setor no RN “e uma maneira de atestar a qualidade da propaganda que se coloca na rua”. Ele observa que no decorrer dos anos a premiação tem crescido, ganhado prestígio e se tornado cada vez mais concorrida. Mas não é só isso.
Alexandre Firmino, diretor da Dois A Publicidade, observa também que o prêmio estimula as agências a serem criativas e destaca a importância de ter sido criada uma categoria específica para estudantes. “Isso serve de estímulo para essa turma. É uma forma de já irem se inserindo no mercado, na prática profissional, e dá a oportunidade de nós, das agências, conhecermos os novos valores que estão saindo da universidade”, diz ainda ele.