Prêmio Bárbaro será entregue na quarta

Publicação: 2011-11-27 00:00:00
As melhores peças e campanhas publicitárias concebidas no Rio Grande do Norte - entre 1º de outubro de 2009 e 06 de novembro deste ano - serão agraciadas na próxima quarta-feira com o Prêmio Bárbaro de Propaganda, que completa em 2011 a décima edição. A premiação é promovida pelo Sindicato das Agências de Propaganda do estado (Sinapro-RN) e será realizada no Olimpo Recepções. Nesta edição, foram inscritas 437 peças por 11 agências de publicidade.

O número de participantes no  prêmio deu um salto, considerando que na edição anterior cerca de 220 peças, de oito agências, entraram na disputa. “Nesses últimos dois anos o mercado publicitário avançou junto com a economia e isso estimulou o crescimento das inscrições”, diz  o presidente do Sinapro, Rogério Nunes. “A campanha de divulgação também foi uma das razões para que o volume de inscritos tenha sido maior”, acrescenta.

Realizado a cada dois anos, o Prêmio Bárbaro é o mais esperado do segmento de publicidade e propaganda no Rio Grande do Norte. O título - ‘Bárbaro’ – é uma homenagem ao publicitário Everaldo Gomes Porciúncula, que foi um dos precursores da publicidade no RN. Ele tinha por bordão chamar os colegas e amigos de ‘bárbaro’, o que tornou-se sua marca inconfundível. Para o presidente do sindicato que representa o setor, o prêmio é um  reconhecimento e uma incentivo para as agências e seus profissionais, assim como também para os clientes. “É um incentivo para sempre buscarem algo mais criativo, que dá mais retorno. A ideia do prêmio é incentivar a criatividade e a qualificação do mercado publicitário”, analisa.

As áreas contempladas pela premiação são: varejo, produtos industriais, serviço privado, mercado imobiliário e serviço público. As categorias são: filme, impresso, cyber (peças e ações digitais criadas exclusivamente para a web), outdoor, spot para rádio, jingle, promo, design, branding e young.

Durante a festa serão concedidos os prêmios: “bárbaro de ouro”, “bárbaro de prata” ou “bárbaro de bronze” aos melhores de cada categoria de segmentos.

A criatividade é o principal critério de avaliação. Os melhores trabalhos são eleitos por 10 jurados de São Paulo. Segundo Nunes, todo o sistema de inscrição e de pontuação foi online. Os jurados receberam senha e login para ter acesso às peças, sem saber quem eram os autores. “Eles viam apenas as peças. Davam as notas online e o software fazia a soma das notas e determinava os vencedores”, observa.

Mudanças

Este ano, a entrega da  premiação estará de cara nova. A cerimônia formal foi substituída por uma festa que visa, principalmente, a confraternização do mercado publicitário. De acordo com o presidente do Sinapro, a entrega do Prêmio Bárbaro perderá o formato de solenidade formal para se transformar em um encontro entre os profissionais da área.

A organização planejou uma decoração colorida; o apresentador formal foi substituído por dois locutores de rádio, que terão a missão de comandar o evento. Os convidados poderão usar a criatividade e bolar o traje “publicitário” requisitado no convite. O DJ Luis Couto e a banda Rastafelling serão as atrações musicais da festa.

 Outra inovação é o engajamento com a campanha “Trânsito na Paz”. Na entrada da festa, um ponto de táxi será firmado. A campanha trabalha na conscientização dos motoristas, de modo a não conduzir veículos após o consumo de bebidas alcoólicas.

A festa marca também o fim do mandato de Rogério Nunes. Durante a celebração, ocorrerá a transferência do cargo para a nova presidente do Sinapro: a publicitária Lana Mendes. Rogério avalia os dois anos na direção do sindicato como de “muito trabalho e de uma forte atuação na defesa do mercado publicitário local.”   

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