Esportes de Primeira - Itamar Ciríaco
Preparação
Publicado: 00:00:00 - 25/09/2021 Atualizado: 22:02:50 - 24/09/2021
Itamar Ciríaco 
itamar@tribunadonorte.com.br

O técnico Rentinho Potiguar terá um “trabalhinho” a mais neste domingo (26), no vestiário do América. Ele e os 11 que entrarão em campo para enfrentar o Moto Club serão bombardeados por um turbilhão de emoções que virá das arquibancadas da Arena das Dunas. Todos, e até nós mesmos da imprensa, estamos há 18 meses sem a presença do torcedor e de seu calor humano nos estádios potiguares. Essa relação transmite uma energia única que pode ser canalizada para o bem ou para o mal. Por isso, o trabalho tem que ser mais atento. O time americano não pode entrar sem foco. O exemplo claro disso foi o Flamengo, no Maracanã. Apoiado por sua massa, contra o Barcelona do Equador, o time pareceu desconcentrado no começo do jogo. Claro, os rubro-negros são craques e, depois, se recuperaram, garantindo a vitória. Mas, estamos na Série D e os cuidados precisam ser tomados. 

Preparação 1
Outro cuidado deve ser com a arbitragem. A Federação, o clube e quem quer que seja, precisam estar atentos. Sem público nos estádios ficou muito mais tranquilo para o árbitro trabalhar. Nem mesmo as ofensas tradicionais eles escutavam mais. Ou seja, agora será diferente. A pressão também será para cima do trio do apito. Apita o jogo deste domingo (26), o árbitro de Mato Grosso, Alionar Silva da Paixão. Marcelo Grando e Paulo César Silva Faria, ambos de MT também, serão os auxiliares. O quarto árbitro será o paraibano Thiago Galdino Cavalcanti.

Cuidados
A Aena das Dunas está tomando providências para que os protocolos sejam cumpridos. Para este primeiro jogo só poderá ter acesso ao estádio a pessoa que tiver tomado pelo menos a primeira dose da vacina contra o coronavírus. O uso de máscaras também será obrigatório, assim como o distanciamento de 1,5 metro. "Foram momentos de muita expectativa da equipe da Arena e é com bastante alegria que a gente vai ter o retorno do público para este jogo América e Moto Clube, com todos os cuidados necessários", Matheus Gurgel, gerente de operações da Arena das Dunas. Os portões serão abertos com 2 horas de antecedência para evitar tumultos na entrada do estádio, que será mais lenta para conferência de cada torcedor (ingresso nominal, intransferível). Está proibido o consumo e venda de bebida alcoólica. Banners informativos espalhados pelo estádio vão orientar o torcedor, e colaboradores vão fiscalizar (e orientar também) quem não cumprir com os protocolos.

Praia
Depois de quase 3 anos na ativa, veio um ano e meio de paralisação. O Projeto Natal Praia Inclusiva está suspenso desde março do ano passado, mas vai ganhar uma edição especial nesse sábado (25), pra comemorar o Setembro Verde, mês de luta por inclusão das pessoas com deficiência. Além do banho de mar assistido, o projeto também oferecia atividades de esporte e lazer na praia, todos os sábados e domingos, na praia de Ponta Negra, no trecho perto do Morro do Careca. A ampliação para a praia da Redinha estava prevista para março do ano passado, mas foi adiada por causa da pandemia. A edição deste sábado acontece em Ponta Negra, com todas as atividades oferecidas normalmente. O Projeto Natal Praia Inclusiva foi criado em 2017, quando Tércio Tinoco – hoje vereador de Natal, era presidente da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN).

Ciclo Natal
O Ciclo Natal volta às ruas neste domingo (26) fazendo um roteiro pela Zona Norte, saindo da Redinha. Esta edição do mês de setembro faz alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, no dia 21, e também marca o encerramento da Semana Nacional do Trânsito. O Ciclo Natal é promovido pela Prefeitura de Natal. A concentração do passeio ciclístico será a partir das 15h no quebra-mar, na praia da Redinha. O trajeto de mais de 8 km percorrerá pontos da Zona Norte de Natal, como a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, o Mercado Público da Redinha, a Av. João Medeiros Filho, o Caju da Redinha, entre outros locais. É necessário o uso de máscara durante a ação. 

Ciclo Natal 1
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência busca conscientizar a sociedade acerca dos desafios para se construir um país mais inclusivo e cidades mais acessíveis. A Semana Nacional do Trânsito é realizada também no mês de setembro e busca informar sobre os cuidados que os motoristas, pedestres e ciclistas devem ter no trânsito. O Ciclo Natal Inclusivo será realizado pela Prefeitura do Natal através das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer (SEL) e de Mobilidade Urbana (STTU) e com o apoio do Detran-RN, Cetran-RN, PRF, CPRE-RN, Acirn e Bike Aventura. Mais informações no telefone (84) 3663-6733. 

Messi
O jogo do Paris Saint-Germain contra o Lyon, no último domingo, no estádio Parque dos Prímcipes, em Paris, pelo Campeonato Francês, ficou marcado por um clima de poucos amigos entre os argentinos Lionel Messi e Mauricio Pochettino. O craque começou como titular, mas, no segundo tempo, foi retirado de campo pelo técnico - e saiu visivelmente irritado. Para o espanhol Pep Guardiola, foi um erro do treinador. "Você tem que falar pouco com o Leo (Messi) e montar um time com colegas que facilitam o trabalho dele. Além disso, deve ouvir muito bem o pouco que ele fala e não se esquecer que ele nunca deve ser substituído, nem mesmo para ser aplaudido", disse o treinador em entrevista à ESPN. Guardiola fala assim porque conhece a personalidade introspectiva do gênio. Mas, mesmo que não fosse por isso, o erro de tirar o argentino é muito claro. Basta o técnico do PSG fazer, a si próprio, a seguinte pergunta: Qual jogador no mundo poderia ser melhor que Messi para me ajudar a ganhar?. 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte