quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Presente de Natal

- Publicidade -
O presente de Natal que o ministro Marco Aurélio  Mello, do Supremo Tribunal Federal, quis dar a todos os condenados em segunda instância (incluindo entre eles o ex-presidente Lula), suspendendo  suas prisões, é o assunto dominante em todas as rodas do país. Derna das salas e ante-salas das altas cortes de Brasília às bancas de tapioca e pamonha da avenida Presidente Quaresma (Avenida Um), no Alecrim, sem falar da pauta obrigatória do Cova da Onça. O presente natalino de Marco Aurélio foi frustrado porque seis horas depois, outro ministro do Supremo, por sinal seu presidente, Dias Toffoli, reverteu a decisão do seu ilustre colega togado.
Como entender essas manobras jurídicas da mais alta corte do país, um vai e vem de poucas horas? A coluna Painel, da Folha de S. Paulo, diz que a o Judiciário (no caso o STJ) está trincado, está dividido. Aliás, o título do comentário já abre a cortina para o cenário da Esplanada: “A Corte Trincada”. Vejamos o que está lá está escrito:

– Ao reacender a polêmica sobre prisões após condenação em segunda instância, o ministro Marco Aurélio Mello expôs as divisões do Supremo Tribunal Federal num momento delicado, a poucos dias da posse de Jair Bolsonaro (PSL). Um colega do ministro disse entender sua frustração com a ausência de resposta definitiva do STF para a questão, mas lamentou a exibição da falta de coesão no tribunal. Reverter logo a medida, como fez o presidente, Dias Toffoli, era a melhor saída, afirmou outro.

– Reações agressivas de bolsonaristas nesta quarta-feira (19) indicaram que o movimento de Marco Aurélio minou esforços feitos por Toffoli desde a campanha eleitoral para reduzir a tensão no ambiente político, afastando o STF de controvérsias e adiando pautas polêmicas como a das prisões, cujo julgamento ficou para abril.

– O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente eleito, voltou a atacar o tribunal nas redes sociais, como outros seguidores do pai. O MBL (Movimento Brasil Livre) decidiu pedir o impeachment de Marco Aurélio. No fim da tarde, Eduardo apagou suas mensagens.

– A decisão do ministro também injetou entusiasmo no PT. Enquanto advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva corriam para tentar libertá-lo, a cúpula da sigla escalou militantes para organizar ato em defesa do petista em São Paulo.

– A ideia era fazer manifestações em qualquer cenário, mesmo em caso de derrubada da ordem de Marco Aurélio para soltar os presos. Mas havia também entre os petistas o temor de que o protesto fosse esvaziado pelo clima das festas de fim de ano.”

Almoçando
Ontem foi dia do almoço, o último do ano, da confraria do Restaurante de Lula, bordado pelas dunas do Morro Branco. Lá estavam Manoel de Medeiros Brito, Valério Mesquita, Padre João Medeiros Filho, Claudio Emerenciana, Ivan Maciel de Andrade, Vicente Serejo e este arrumador de notícias e apreciador de guiné guisado que, por sinal, estava uma delícia, mais ainda acompanhado de arroz com leite. Só faltou batata doce, mas a farofa estava ótima.  Quem levou falta no grupo foi João Batista Machado, que anda recluso. Estaria escrevendo um novo livro?

Três horas de boas comidas e papos idem, Manoel de Brito, firmíssimo nos seus 90 anos, garantindo que em março lançará o seu livro de memórias “Tempos Marcantes. ” Em suas páginas a história política do Rio Grande do Norte derna dos anos 30 (com ramificações ainda para atrás) até este século. Muitas destas histórrias, ele como protagonista.

A maioria da mesa se serviu de uma cachacinha. Moderadamente. As chuvas do sertão também ocuparam a pauta, já a política dos tempos atuais, sem muito fervor.

Chuva 
Não tem registro de chuvas, ontem, no Rio Grande do Norte. Também no Ceará e nem na Paraíba. A Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia) tem previsão de chuvas para hoje e amanhã.

Amanhã, sábado, 22, é noite de lua cheia. A última do ano.

Literatura
A escritora brasileira Nélida Piñon é apontada, pela Universidade de Évora, Portugal, com ganhadora do Prêmio Vergílio Ferreira 2019.  O prêmio foi criado em 1997 para destacar o conjunto de obra de autor da língua portuguesa. O ganhador do prêmio deste ano foi o romancista português Gonçalo M. Tavares.

Nélida Piñon, que tem raízes galegas (Espanha), nasceu no Rio de Janeiro. É imortal da Academia Brasileira de Letras, da qual foi presidente. É detentora de outros prêmios internacionais.

Mensagem
No meio da tarde cai na minha bacia das almas uma mensagem de Carlos Peixoto, que foi diretor de redação desta Tribuna do Norte por muitos aos. Aposentou-se e agora cuida de seus jardins, de sua guitarra e de sua literatura (estaria escrevendo um livro). Falou assim:

‘Woden, saudações e votos para que tudo esteja bem.

Então, “é Natal (a festa) ”, de novo, mas em Natal (a cidade), nada mudou nem muda e é esperança vã que mudará.

Daqui de Pasárgada – para onde me reterei esperando sinecuras do Rei, mas o Rei morreu, Viva o Rei! – chegam ecos das notícias locais e nacionais. Muita gente que foi eleita enrolada com as contas da campanha e enrolando com as promessas de “meter a faca em verbas, apertar o cinto, assumir acordo cívico” e coisas e tais para arrumar a situação do Estado e do País.

Para mim, todos “comeram da goiaba estragada” e, como a futura ministra, contam mesmo é com Jesus na causa, porque de propostas concretas não têm nenhuma.  Sem as sinecuras do Rei, vou também (en)rolando pelas calçadas daqui, tocando guitarra, a vida e os versos, que pedra que muita rala não pega limo.

Lembranças a todos, abraços e saudações de boas festas e boas chuvas em 2019. Do seu aluno mais grato. ”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas