sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Presidente da Telecom Itália renuncia

- Publicidade -

Milão – O presidente da Telecom Italia, Marco Tronchetti  Provera, renunciou ontem, depois de entrar em conflito com o governo italiano  sobre o futuro do quinto maior grupo de telecomunicações da Europa. Tronchetti  foi substituído por Guido Rossi, um dos arquitetos da privatização da Telecom  Italia em 1997, que recentemente havia sido colocado à frente da federação italiana  de futebol.  A saída abrupta do executivo acontece ao fim de uma semana em que o primeiro-ministro  Romano Prodi desafiou abertamente uma mudança de estratégia do grupo, que seria  dividido em duas unidades, fixa e móvel, e transformado em uma empresa de banda  larga e mídia.

O conselho da Telecom Italia, no entanto, confirmou  a estratégia.  A empresa informou que Tronchetti deixou o comando para reduzir as tensões e  evitar uma “personalização injusta” da disputa. A reorganização poderia levar à venda da TIM, a última das empresas celulares  controladas por italianos, a investidores estrangeiros, o que recebeu dura oposição  do governo de centro-esquerda e de sindicatos de trabalhadores. No Brasil, a  TIM é a segunda maior operadora de telefonia móvel.

Tronchetti continua a ser o acionista controlador do maior grupo de telecomunicações  da Itália. Ainda não está claro se a sua saída, aceita pelo conselho, será seguida  de uma mudança na nova estratégia. “A renúncia irá pelo menos permitir esclarecer  as coisas”, afirmou Antonio Di Pietro, ministro italiano de Infra-Estrutura,  que criticou a reestruturação e pediu mudanças no comando da empresa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas