quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Presidente decidirá hoje sobre reforma

- Publicidade -
Brasília (AE) — O presidente Jair Bolsonaro afirmou que “baterá o martelo” sobre proposta final da reforma da Previdência nesta quinta-feira. Em entrevista à TV Record, ele disse que ainda não decidiu se a idade mínima a ser fixada na proposta será de 57 anos para mulheres e 62 para homens ou de 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens). O presidente se reúne com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, nesta quinta-feira, às 15 horas, no Palácio da Alvorada.

Jair Bolsonaro sai do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e vai para Brasília


Jair Bolsonaro sai do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e vai para Brasília

#SAIBAMAIS#Como o Estadão/Broadcast antecipou, a minuta da reforma fechada pela equipe econômica propõe idade de 65 anos para homens e mulheres. Esse é um dos principais pontos de impasse do texto. A equipe de Guedes vem tentando fazer o convencimento do presidente a partir de dados que mostram que a diferença salarial entre os mais jovens (que serão atingidos por essa idade mínima) é menor do que em outras faixas etárias.

Guedes ainda busca uma forma de atender a vontade do presidente de exigir as idades de 57 anos e 62 anos para mulheres e homens, respectivamente, se aposentarem, em 2022. Uma das propostas é usar essas idades como referência no último ano do mandato do presidente no desenho da regra de transição.

A intenção é partir de idades mínimas iniciais de 55 anos para mulheres e 60 anos para homens a partir da promulgação da reforma da Previdência. Essas idades subiriam um ano a cada dois anos, a partir de 2020. Ou seja, a partir do ano que vem, as mulheres se aposentariam com 56 anos, e os homens, com 61. Com essa regra, as idades chegarão a 57 anos para mulheres e 62 anos para homens exatamente em 2022, como foi dito por Bolsonaro em entrevistas.

Esse desenho deixa a critério do presidente a definição da “linha de chegada” e o tempo da transição. Se Bolsonaro concordar com idades iguais para homens e mulheres em 65 anos ao fim do período, significa que a transição será mais longa, de 20 anos. Caso a opção política seja por manter uma diferença, a transição fica menor, podendo ser de 10 anos caso a idade das mulheres pare de subir quando atingir 60 anos. Segundo o presidente, dependendo da decisão sobre as idades mínima, haverá um período de transição até 2030.

Sobre as mudanças para policiais militares, civis e bombeiros, Bolsonaro afirmou que a regra será parecida com a que será aplicada aos militares, como antecipou o Estadão/Broadcast.

Investigação
Em entrevista gravada ao Jornal da Record nesta quarta-feira, 13, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que, caso seja comprovado que o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, esteve envolvido num esquema de candidatura laranja do PSL na última eleição, o destino do ministro será “voltar às suas origens”.

Bolsonaro negou ainda que tenha conversado com Bebianno enquanto ainda estava no hospital. Nesta tarde, o filho do presidente e vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro usou o Twitter para desmentir Bebianno, que disse ter conversado três vezes com o presidente na terça, 12. “Apenas a verdade: Bolsonaro não tratou com Bebiano (sic) o assunto exposto pelo ‘O Globo’ como disse que tratou”, diz a postagem. Carlos Bolsonaro também publicou um áudio que indica ter sido gravado pelo presidente em que Bolsonaro diz a Bebianno que não falará com ninguém.

Questionado se sabia sobre o esquema de candidatura laranja denunciado pela imprensa, Bolsonaro afirmou que, na época, estava em casa, “em convalescença”. “E mesmo que não estivesse, não tenho como acompanhar tudo isso aí. Agora, já determinei à Polícia Federal que abra inquérito e investigue esse caso”.

“O partido tem que ter consciência. Não são todos, é uma minoria do partido que está aí nesse tipo de operação que nós não podemos concordar”, acrescentou, durante a entrevista.
A dúvida
Presidente afirma que está em dúvida sobre a idade mínima para aposentadoria a ser proposta na reforma:

Se a idade mínima a ser fixada será de 57 anos para mulheres e 62 para homens ou de 60 anos (mulheres) e 65 anos (homens).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas