sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Presidente do Sinduscon nega declarações de Adão

- Publicidade -

OPERAÇÃO IMPACTO - Sílvio Bezerra afirma, em nota, que novo Plano Diretor não contempla proposta do Sinduscon

O Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Norte (Sinduscon-RN) repudiou em nota oficial ontem as declarações de Adão Eridan que envolveriam a entidade nas investigações sobre suposto pagamento de propina a vereadores. O sindicato avisou por meio da nota que “caso persista qualquer declaração e/ou acusação sem fundamento nos princípios que norteiam o Estado Democrático de Direito, serão tomadas as medidas judiciais cabíveis em defesa da imagem de todos os filiados”.

O empresário Silvio Bezerra e o Sinduscon, respectivamente foram citados por Adão Eridan, anteontem, durante depoimento oficial. O vereador disse que “Sid falou ainda em um esquema articulado por Emilson Medeiros com empresários e, principalmente, com Silvio Bezerra – presidente do Sinduscon”. No depoimento prestado por Sid Fonseca, em nenhum momento é citado o nome do empresário e do sindicato.

A nota oficial, assinada pelo presidente, o Sinduscon “repudia, com veemência, a declaração do vereador Adão Eridan, que atribuiu a Sílvio Bezerra, na qualidade de Presidente desta entidade, uma suposta responsabilidade no lamentável episódio ocorrido na Câmara Municipal de Natal”. O Sindicato esclareceu por meio da nota que a declaração de Adão Eridan — desprovida de qualquer indício ou elemento de prova — “denigre a atuação do segmento representado por esta Entidade”.

Confirmando declarações anteriores de Silvio Bezerra, a nota expressa que o Sinduscon sempre participou das discussões em torno do Plano Diretor “na defesa do desenvolvimento sustentável desta capital”. E argumentou que num regime democrático devem “expor e defender os seus interesses, na busca do bem comum. “Tanto o SINDUSCON/RN, quanto os órgãos da estrutura administrativa municipal, o Ministério Público, as ONG´S e a sociedade civil, participaram, com absoluta transparência, das discussões do Plano Diretor na Câmara Municipal de Natal”, acrescentou.

Segundo a nota, a linha de atuação do sindicato foi no sentido de apresentar proposta de seu interesse que continham “elementos para a aprovação do melhor Plano Diretor para Natal, em que fossem preservados, ao mesmo tempo, os valores do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, repelindo, com veemência, qualquer insinuação de utilização de expediente ilícito”.

O Sinduscon inclui na nota  registro de que o Plano Diretor aprovado não contempla aos anseios e propósitos da construção civil deste Estado. “Tendo em vista que não foram aprovadas as propostas fundamentais defendidas pelo SINDUSCON/RN, tais como adensamento da Zona Norte, direito de propriedade em Mãe Luiza, gabarito na Via Costeira, reajuste da Outorga Onerosa, dentre outras”. A nota encerra com o aviso de que se dentro desse contexto novas declarações ou acusações forem feitas “serão tomadas as medidas judiciais cabíveis”.

PT vai entrar com representação na segunda-feira

O Partido dos Trabalhadores apresentará segunda-feira próxima pedido ao Ministério Público para que entre com ação requerendo a anulação da sessão que derrubou os vetos do prefeito Carlos Eduardo a emendas do Plano Diretor. O presidente municipal da legenda, Adriano Gadelha, disse que para o partido o caso requer ação com pedido de liminar afim de evitar que licenças para construção sejam concedidas tendo por base uma lei supostamente viciada.

A entrega do pedido será às 11h, na sede do Ministério Público. O pedido será entregue diretamente ao procurador-geral, José Augusto Peres. Junto com Adriano Gadelha estarão os vereadores Antônio Júnior ‘Rodoviário’ e Fernando Lucena. Independente do pedido, o segundo vereador citado está pedindo assinaturas para um requerimento com o objetivo de anular a votação referente aos vetos dos prefeito. Segundo Adriano Gadelha, Fernando Lucena teria informado já contar com oito assinaturas no requerimento.

O presidente municipal do PT explicou que no entender do partido está “no mínimo viciada” a sessão na qual foram derrubados os vetos do prefeito referentes ao adensamento da Zona Norte, à outorga onerosa e à responsabilidade da STTU sobre o início da tramitação das licenças para construção.

Ele acrescentou que a avaliação do partido é que houve avanço no caso porque no início havia apenas as apreensões e agora estão começando a ser indicados valores. “As coisas estão se encaixando. O quebra-cabeça começa a se encontrar”, disse. Adriano gadelha comentou que o partido também quer ver esclarecida a questão da lista de cargos comissionados da Câmara Municipal. Para ele, o Ministério Público também deveria verificar essa questão.

Adão Eridan quer acareação com Sid

O vereador Adão Eridan (PR) propôs ontem uma acareação entre ele e seu suplente, o vereador Sid Fonseca, para desmenti-lo. Adão Eridan explicou ontem que não afirmou nada contra Silvio Bezerra, apenas informou aos promotores — em depoimento — que quem andava citando o nome do empresário na Câmara Municipal de Natal era Sid Fonseca. “Sid Fonseca está mentindo”, afirmou.

O suplente de Adão Eridan foi procurado pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE para falar sobre o depoimento prestado por Adão Eridan. No início da tarde ele aceitou e chegou a marcar na sua casa um horário para conceder entrevista. Às 16h11, faltando 19 minutos para o entronco, Sid Fonseca ligou se dizendo impedido de dar a entrevista, justificando que sequer estava em casa. E se propondo falar hoje sobre o assunto.

Adão Eridan se mostrou revoltado com o fato aparentar que ele acusou Silvio Bezerra. O vereador defendeu o empresário, classificando-o como “homem sério” e cuja participação na discussão do Plano Diretor de Natal se deu apenas no âmbito das discussões. “Sid que andava com esses comentários”, disse, referindo-se a declarações que citam o nome de Silvio Bezerra como sendo o suposto principal financiador de possível esquema de venda de votos.

E acrescentou: “Nunca ouvi falar de propina a não ser pela boca de Sid Fonseca”. Adão disse que se soubesse de algo teria coragem de denunciar e caso estivesse envolvido no crime faria questão de renunciar seu mandato. “Se eu tivesse certeza eu denunciava”, afirmou. O vereador argumentou que tudo o que Sid fez teve um único objetivo: ficar com o mandato.

Adão Eridan também contou que por votar favorável ao prefeito, Sid Fonseca comentou que tanto Adão ou Carlos Santos poderiam ser convocados a assumir uma secretaria municipal, o que deixaria uma cadeira livre na Câmara Municipal e asseguraria a permanência de Sid no mandato. “Ele não é homem para dizer que eu estou mentindo”, afirmou.

Siqueira apresenta defesa no Conselho de Ética

O Conselho de Ética do Partido Verde (PV) começou a ouvir ontem a sua bancada de vereadores sobre a crise instalada na Câmara Municipal, devido indícios de compra de voto na votação dos vetos do prefeito Carlos Eduardo (PSB) ao Plano Diretor de Natal. Um dos dois vereadores do PV flagrados em escutas telefônicas suspeitas, Sargento Siqueira foi o primeiro a ir à sede do PV, na rua Presidente Quaresma.

Siqueira apresentou diversos volumes de documentos, inclusive recortes de jornais sobre a votação do Plano Diretor. Uma tv foi instalada no PV, a pedido do vereador, mas ninguém explicou se era para ele mostrar sua atuação no plenário durante a discussão do PDN. O presidente do Conselho de Ética, Elias Nunes, não quis antecipar os fatos, “Vamos aguardar”, disse ele, que na próxima semana deve ouvir o vereador Júlio Protásio ao lado dos outros dois membros do Conselho: Rivaldo Fernandes e Olegário Passos.

“Ainda é cedo, vamos falar quando encerrar tudo”, disse ele, que manteve a deputada estadual do PV, Micarla de Sousa, informada sobre a conversa mantida com Siqueira. “O partido está no caminho certo, mas tenho direito à defesa, para que não haja cerceamento, eu vim aqui para me explicar, não vim para me defender, porque essa instância é o Judiciário”, disse Siqueira.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas