sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Presidente Lula critica excessos na fiscalização

- Publicidade -

Sertãozinho (AE) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem os críticos à política de fomento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obras e programas públicos e privados no País. “Os que hoje criticam a capitalização pelo BNDES não sabem que (sem o banco) certamente não teria sido criado o Proálcool, em 1975. Se dependesse deles (críticos), não teríamos criado o biodiesel, não teríamos a usina de Belo Monte, não teríamos salvaguardas para garantir a exportação do pré-sal”, afirmou Lula na abertura da Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira (Fenasucro), em Sertãozinho (SP).

Lula afirma que não há imprensa mais livre do que a brasileiraAlém de citar Belo Monte como exemplo de financiamento do BNDES, Lula citou a usina para atacar a “covardia de políticos que tinham medo dos que gritavam”, numa referência ao atraso de 30 anos na obra, e aos protestos de índios e agricultores que terão terras invadidas pela água do reservatório da hidrelétrica. “Precisamos mostrar aos irmãos índios que não precisam pescar de flecha, podem criar em tanques”, disse. De acordo com o presidente, o Estado brasileiro teve de assumir a responsabilidade social e investir para garantir a obra na usina

As críticas de Lula se estenderam ainda aos peritos do INSS, em greve pela redução da jornada de trabalho. Afirmando estar chateado com a paralisação, Lula afirmou que os peritos “ganhavam R$ 2 mil e agora ganham R$ 14 mil” e que “daqui a pouco vão querer ganhar sem trabalhar”. Ainda de acordo com Lula “agora virou mania: todo mundo quer trabalhar 30 horas, enquanto o presidente trabalha 18 por dia”, completou.

Na opinião de Lula, o Brasil vive momento “quase que como mágico de sua história” o mais prolongado período de democracia contínua, com o processo de consolidação das instituições. “Damos exemplo extraordinário da consolidação das instituições; não acredito que tenha no mundo imprensa mais livre que a nossa”, destacou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas