quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Preso policial acusado de integrar grupo de extermínio

- Publicidade -

A Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor) do  aparelho de segurança do Estado prendeu mais um policial acusado de envolvimento em grupos de extermínio, o soldado Rosivaldo Azevedo Maciel Fernandes, que foi preso na manhã de ontem, em sua casa, no Loteamento Novo Horizonte, Zona Norte de Natal. Com isso, sobe para cinco o número de PMs que estariam envolvidos em crimes de encomenda e por causa de disputa por pontos de drogas na Grande Natal.

Secretário Cristóvam Praxedes e equipe reúnem a imprensa para anunciar prisão de policialO mandado de prisão foi expedido pelo juízo da Comarca de Extremoz, município onde ocorreu, no dia 31 de dezembro de 2008 o duplo homicídio pelo qual ele está sendo acusado, tendo como vítimas o guia turístico Amaury José da Silva Nascimento, 31 anos, e a dona-de-casa Dione Torres da Penha, a “Pretinha”, de 21 anos.

As vítimas, segundo uma testemunha ocular, foram capturadas em casa, no Loteamento Dom Pedro I, no Pajuçara, e sob ameaça de arma de fogo foram exibidas na rua.

Delegado titular da Deicor, Ronaldo Gomes,  informou que os dois eram viciados em drogas e na noite anterior ao dia em que foram encontrados mortos nas dunas de Pitangui, tinham sido sequestrados pelo acusado e mais o soldado Rafael de Souza, que já se encontra preso no Batalhão de Operações Especiais (Bope), na Zona Norte, para onde foi conduzido Fernandes.

O casal, segundo consta nos autos do inquérito policial, foi colocado no Gol branco pertencente a Rosivaldo Azevedo Fernandes. As vítimas foram levadas para as dunas de Pitangui, em Extremoz, onde acabaram executadas com vários tiros na cabeça. “Amaury foi alvejado com dois tiros nos olhos e outros três tiros na cabeça. Foi morto como se o matador tivesse mandado um recado”, disse o delegado.

Os dois PMs cumprem prisão temporária, que poderão ser prorrogadas por 30 dias até a conclusão do inquérito criminal e sua posterior remessa à Vara Criminal de Extremoz.  Rafael de Souza já responde por dois crimes, um devido à Lei Maria da Penha e tentativa de homicídio contra a sua ex-mulher. Já Fernandes se encontrava de licença médica há um ano e seis meses e, portanto, estava fora do trabalho no 4º Batalhão da Policia Militar, sediado na Zona Norte da capital.

O secretário estadual de Segurança e Defesa Pública, Cristóvam Praxedes, disse que a investigação da Polícia Civil sobre os crimes de grupos de extermínio não param por aí. “É um trabalho contínuo, vamos atingir nossos objetivos, mas não quer dizer que a Região Metropolitana vá virar um paraíso”, disse ele, que prometeu divulgar, em breve, um relatório sobre os dois meses de sua gestão à frente da Sesed, que vai compará-la ao mesmo período do ano passado.

O secretário Cristóvam Praxedes disse que a firme ação da polícia no combate ao crime e aos maus policiais já está surtindo efeito positivo. Ele citou que o percentual de homicídios registrados na Grande Natal nos meses de Abril e Maio de 2010 foi 8% menor se comparado ao mesmo período do ano passado. “E na Zona Norte de Natal, onde tínhamos maior registro desse tipo de crime, a redução foi ainda maior”, falou.

O Rio Grande do Norte é o terceiro estado brasileiro com menor índice de homicídios.  A Deicor disponibiliza o telefone 3232-2862 para receber denúncias sobre pistas de crimes de homicídio com características de execução. Os dois PMs presos vão permanecer detidos na carceragem do Bope à disposição da Justiça.

O delegado Gomes informou que a Deicor está elaborando um relatório sobre os inquéritos e prisões relacionados aos grupos de extermínio desde 2007. Ele confirmou, mas sem poder adiantar nada para não prejudicar as investigações, que continuam as apurações de crimes, como os dos dois casais de chineses. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas