Previdência Estadual

Publicação: 2019-04-02 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliarruda@uol.com.br


Uma auditoria coordenada pelo Tribunal de Contas da União e o Tribunal de Contas do RN no Regime Próprio de Previdência Social foi considerada matéria “relevante e complexa” pelo risco iminente à saúde do Regime de Previdência Própria do Estado do RN. O assunto será redistribuído a um conselheiro relator e levado ao Pleno do TCE.
O assunto é preocupante!!!

Livre para contratar
O TCE/RN alerta para que prefeituras do estado coloquem um pé no freio no quesito contratação de pessoal em caráter  temporário.  O relatório do órgão de fiscalização aponta  que a prática está sendo desvirtuada, deixando de ser instrumento excepcional para se tornar corriqueiro.  Mas, não é isso que quer a nova lei trabalhista?

Bom dia, presidente!
Curitiba, a planejada capital do Paraná, ganhou mais um ponto de visitação pública: a frente da Superintendência da Polícia Federal  onde se encontra preso o ex-presidente Lula. Seja contra ou a favor de sua prisão, o local recebe dezenas de pessoas diariamente. Há quem vá para “comemorar” a prisão, até fogos de artifício já foram usados nas saudações (nos contou um motorista de Uber), xingamentos e/ou simplesmente rezar.

Apoio popular
Como tudo que causa amor e ódio impressiona, o carisma de Lula é indiscutível, um dos raros políticos que consegue, a quase um ano detido,  manter aceso um acampamento durante as 24 horas do dia a poucos metros de sua carceragem. Assim, às 7h, os manifestantes se reúnem e gritam: Bom dia, presidente!!!
   
Porta de entrada
Na entrada do acampamento um grande boneco do ex-presidente avisa que ali é um local de trincheira. Lojinhas improvisadas vendem camisetas e lembrancinhas do PT, do MST, e principalmente mensagens  alusivas a "Lula Livre."
A imprensa curitibana registra que o lazer do ex-presidente é assistir jogos de futebol  pela TV, e ele reclama que muito pouco se mostra de jogos do Corinthians, camisa que ele veste várias vezes durante a semana. 

Fake news
O senador Styvenson Valentim (PODE) disse ontem (01) no Senado, por ocasião da audiência pública que debateu  “a influência do fake news  na  sociedade”,   que toda vez que foi vítima de notícias falsas a situação se reverteu favorável a ele. Falou que seus eleitores   defenderam-no nas redes sociais, o que acabou desconstruindo a informação.
Então, tá!!!!!

Falta Água
Ainda não dá para comemorar. As reservas hídricas do estado estão apenas com  24,51% do total de sua capacidade. 
Mas há muita esperança de mudança no cenário.

Reforço
Aumenta o  time de procuradores no RN dispostos a acompanhar o uso do dinheiro público em campanhas eleitorais.  Quatro novos procuradores da República vão atuar na área. A decisão foi da procuradora-geral eleitoral, Raquel Dodge, atendendo a um  pedido da procuradora regional do RN, Cibele Benevides. Os novos vão prestar apoio em matérias complexas relacionadas às eleições, como fiscalização da aplicação de recursos públicos por partidos políticos e apuração de crimes eleitorais, inclusive fora do período eleitoral.

Dá pra tu?
A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde - Conasems, Débora Santos, disse ontem (01) em audiência pública na Assembleia Legislativa que falta médicos no interior do estado mesmo com bons salários. “Eles não quererem morar onde não há um bom restaurante, não tem uma academia,  e  cobra-se horário até a sexta-feira”.

Exportando conhecimento
O perito criminal do ITEP,  Cristhiano Henrique Eufrásio da Costa, foi convocado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp, para compor o Grupo de Trabalho responsável pela implantação do Sistema Único de Segurança Pública – Susp.

31 de março
...comemorado pelo governo do RN com o regaste da antiga  Casa do Estudante, provisoriamente chamada de  Emmanuel Bezerra dos Santos, em homenagem ao estudante morto aos 26 anos,  nos porões da ditadura. A proposta de mudança de nome será ainda apreciada pela Assembleia Legislativa. O governo ainda vai definir a total ocupação do espaço.

Vitamina
O prefeito Álvaro Dias está, digamos, com um fôlego de menino. Em pleno domingão, 31 de março, o alcaide cumpriu diversos compromissos com chuva ou não. Aliás, a prefeitura entrega nesta terça (2) novas viaturas e equipamentos à Guarda Municipal.

Errata
Ao contrário do que a coluna informou na edição de domingo, Isabella Lauar não é advogada, é graduada em Direito e mestranda em Direito pela Universidade do País Basco, Espanha.

E a gente se vê...
À jornalista Flávia Urbano minha grande admiração. Grata!

Pela cidade
O adeus do  Abade!!! O Restaurante Abade encerrou seu ciclo de vida em Natal. Sorry!!!!

As últimas refeições foram servidas neste domingo (31), para tristeza dos proprietários e garçons. Ainda emocionado com o apoio recebidos dos clientes que prestigiaram o local durante o FDS, o proprietário Sérvulo Holanda apresentava entusiasmo e tristeza.  "Foi  um encerramento em grande estilo", disse.  "O Abade reviveu seus momentos de esplendor neste final. A repercussão nos surpreendeu. Recebemos muitos apoios e os clientes cativos vieram dizer adeus. Sérvulo agradeceu as presenças do ex-deputado Henrique Alves e Laurita Arruda, dos irmãos Paulo  e Milton Coelho e família. Casal de advogados Fátima e Eduardo Nóbrega. 

Para o futuro? Estudos, muitos estudos. Mas, a família Abade não esconde um velho sonho de ampliar as fronteiras dos estados. Oxalá!!!!











continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários