sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Previdência abre unidade de atendimento em Extremoz

- Publicidade -

A partir de hoje, os 26 mil moradores de Extremoz não precisarão mais se deslocar até Igapó ou outros bairros de Natal para resolver assuntos previdenciários. Eles poderão ter acesso no próprio município a serviços como concessão de aposentadoria, licença-maternidade e auxílio-doença, em uma agência da previdência social que o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, entregou à população. A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ricardo Mota, e o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, também participaram da inauguração.
A governadora e o ministro Garibaldi estiveram na inauguração
“A distância entre Natal e Extremoz nem é tanta – gira em torno de 20 quilômetros – mas representava um grande incômodo para a população extremozense enfrentar o trânsito e viajar até a capital para ir buscar os seus direitos relacionados à Previdência. Além disso, Extremoz tem uma grande importância econômica para o Rio Grande do Norte por sua vocação para o empreendimento turístico e também por sediar um distrito industrial. Os trabalhadores dessas áreas contarão com maior conforto e comodidade quando precisarem recorrer à Previdência”, afirmou Garibaldi Alves Filho.

Expansão

A unidade de Extremoz é a quarta Agência da Previdência Social (APS) que o Rio Grande do Norte recebe, das 12 previstas para o estado no Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). Esse plano mapeou cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes e que não contavam ainda com unidade de atendimento da Previdência. Foram escolhidos 720 municípios que atendiam a essas condições para sediar as novas agências.

Antes do PEX, o Rio Grande do Norte contava com 22 agências da Previdência. Já foram entregues as unidades de Extremoz, Touros, Baraúna e Nova Cruz. Até o final do ano, deverão ser inauguradas as APS de Canguaretama, Macaíba e Monte Alegre. O investimento do governo federal na construção das 12 agências do PEX em território potiguar se aproxima dos R$ 10 milhões.

A APS Extremoz será responsável pelo pagamento de 3.293 benefícios, injetando na economia do município mais de R$ 2 milhões por mês. A unidade foi montada obedecendo às normas de sinalização e acessibilidade, para garantir a segurança e o conforto indispensáveis aos cidadãos que procuram atendimento previdenciário. Com capacidade para realizar 600 atendimentos e 75 perícias mensais, a agência foi equipada com quatro guichês de atendimento e duas salas para realização de perícia.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas