quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Primeira fase do Enem teve 24 mil faltosos no RN

- Publicidade -

TN NO ENEM SELO

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 aconteceu no domingo (3), e no Rio Grande do Norte 24.430 dos 119.324 inscritos, faltaram à prova. O número corresponde a 20,5% do total de inscrições no Estado e ficou abaixo da média nacional que foi de 23%. Em todo o Brasil foram registrados cerca de 1,2 milhão de faltosos de 5,1 milhões de inscritos. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Cerca de uma hora antes dos portões abrirem os candidatos já se concentravam nos locais de realização das provas


Cerca de uma hora antes dos portões abrirem os candidatos já se concentravam nos locais de realização das provas

Segundo os registros do MEC, foi a menor taxa de abstenção para o primeiro dia de Enem, ficando abaixo do registrado em 2018, quando 24,9% dos inscritos não compareceram ao exame. O índice total de faltas será fechado após o segundo dia de provas, no próximo domingo (10). Os inscritos que perderam a primeira prova, ainda poderão participar do último dia do exame.

Para o MEC, o número de eliminações durante o exame também foi considerado baixo. Um total de 376 candidatos foram eliminados por descumprirem regras do exame como portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender orientações dos fiscais, entre outros. Em 2019, uma nova regra determinava a eliminação do participante, caso seu aparelho eletrônico emitisse qualquer som, mesmo dentro do envelope porta-objetos. Ainda segundo o Ministério, outros 93 participantes foram afetados por ‘ocorrências logísticas’ como emergências médicas, interrupção temporária de energia elétrica, problemas com abastecimento de água. O número por Estado não foi divulgado.

Gabarito:
O Inep informou que o gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 13 de novembro. No entanto, diversos gabaritos não oficiais, feitos por cursinhos e outras instituições de ensino circulam pela internet. Os candidatos deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação. O Inep lembra que mesmo com as respostas em mãos, não será possível saber a nota final do Enem, já que o exame conta com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), e não atribui um valor fixo para cada questão.

Neste domingo, os participantes realizaram as provas de redação, linguagens e ciências humanas. O tema da redação em 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” e dividiu opiniões entre educadores e estudantes. Além disso entre os assuntos abordados estiveram questões sobre violência contra mulher, racismo e discurso de ódio. No dia 10, serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza.

Uma foto da proposta de redação do Enem vazou nas redes sociais durante a realização do primeiro dia do exame. Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o caso será investigado pela Polícia Federal, mas suspeita-se que a foto foi tirada por um aplicador de prova. Ainda de acordo com o ministro, o vazamento não afetou o andamento das provas e teve “impacto zero”.
Live para correção de provas
O projeto #TNnoEnem, que promoveu uma série de ações e atividades como simulados, dicas e revisões ao longo dos últimos meses, fez a correção das provas na noite do primeiro dia de Exame. No próximo domingo, na segunda fase do exame, uma equipe especializada de professores irá comentar e resolver as questões ao vivo, durante ‘live’  transmitida na página da TN no Facebook e na página inicial do portal. A iniciativa #TNnoEnem foi desenvolvida a partir da parceria firmada entre a TRIBUNA DO NORTE, o Over Colégio e Curso, e a plataforma de educação Ensino e Inovações Educacionais do SAS.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas