Viver
Primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável chega em Natal no sábado (22)
Publicado: 00:00:00 - 19/01/2022 Atualizado: 23:21:27 - 19/01/2022
O projeto Cinesolar, primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável, estacionará em Natal no próximo sábado (22), para uma sessão especial. A estrutura estará na praça da matriz, em Cidade da Esperança, a partir das 19h, para uma exibição de curtas-metragens, e mais o sucesso “Cine Holliúdy”. O Cinesolar exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando cinema a comunidades afastadas e acesso restrito a projetos culturais.

Divulgação
O Cinesolar exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando cinema a comunidades afastadas e acesso restrito a projetos culturais

O Cinesolar exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade através de oficinas artísticas e lúdicas, levando cinema a comunidades afastadas e acesso restrito a projetos culturais


 Além das sessões de cinema, o projeto contempla a “Oficinema Solar”, uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Como resultado dessa atividade, um filme é produzido com os participantes e exibido durante a sessão para a comunidade local. “As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples que dialogam de forma lúdica com os jovens e as crianças da região os colocando ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável”, destacou Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do Cinesolar.

Programação 
A programação de curtas é a seguinte: “Açaí”, sobre um homem de 30 anos que vive com a mãe na periferia de Macapá e precisa fazer uma longa viagem pra comprar açaí; em “Vento viajante”, o vento decide ir para o Nordeste; em “Plantae”, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza ao cortar uma árvore no interior da floresta; o curta português “O Gigante” é inspirado nas fábulas; “Procura-se” conta a aventura de três crianças que rompem a fronteira social motivadas pelo sentimento sincero por um cachorrinho de estimação. 

Já o longa-metragem “Cine Holliúdy” é uma comédia que causou comoção quando foi lançada em 2013. O filme de Halder Gomes se passa no interior do Ceará durante a década de 70,  período em que a popularização da televisão começava a se espalhar e ameaçava os cinemas nas pequenas cidades. 

As pessoas da região começaram a desfrutar de um bem ainda não conhecido, porém, o televisor afastou as pessoas dos cinemas. Francisgleydisson (Edmilson Filho) luta para manter viva a paixão pela sétima arte, com criatividade e o humor cearense. Ele é o proprietário do Cine Holiúdy, um pequeno cinema da cidade que terá a difícil missão de se manter vivo como opção de entretenimento. 

O Cinesolar esteve no interior do RN em dezembro do ano  passado e volta agora para a capital. O projeto foi criado em 2013 e ao todo já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas.

Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica. O projeto Cinesolar realiza compensação de carbono em parceria com a Ecoar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade da Paz). O circuito Natal é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocinio do Banco Votorantim e realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal. 

Serviço:
Cinesolar – Circuito Natal. Sábado (22), às 19h, na Praça da Igreja Nossa Sra. da Esperança - Praça Matriz. Endereço: Rua Adolfo Gordo, s/n - Cidade da Esperança. 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte