sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Primeiro eclipse solar de 2017 será visto parcialmente no RN

- Publicidade -
O primeiro eclipse solar do ano acontece na manhã do dia 26 de fevereiro e pode ser visto – parcialmente – entre as 9h e 12h (horário de Brasília) na maioria dos estados do Brasil, inclusive no Rio Grande do Norte.
Na imagem abaixo, publicada no site da Nasa, todas as regiões compreendidas pelo grande circulo escuro poderão observar o eclipse parcialmente. Só poderá observar a totalidade do eclipse quem estiver em uma das regiões que será atravessada pelo pequeno ponto vermelho, bem no centro do círculo maior.

trajetoria e visibilidade do eclipse solar de 26 de fevereiro de 2017

Trajetória do Eclipse Solar em 26 de fevereiro de 2017.
Créditos: A.T. Sinclair / NASA
Nas regiões do planeta onde o  fenômeno será total, vai provocar cerca um minuto e quatro segundos de “escuridão” total.
No Brasil, as únicas capitais que não conseguirão observar o fenômeno são Manaus, São Luís, Belém, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista e Macapá.
No momento, a Lua vai se posicionar entre o Sol e a Terra, bloqueando o sol e formando a imagem de um anel de luz. O último eclipse solar aconteceu em setembro do ano passado. 
Em 2017, ainda teremos mais dois eclipses solares, um deles em 21 de agosto, e uma superlua em dezembro.
Durante a observação, alerta-se sobre a necessidade de cuidados e proteção ao olhar diretamente para o Sol, por existirem riscos de comprometimento da visão. 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas