sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Primos pobres querem ser “elite”

- Publicidade -

BRASILEIRO - A nova equipe alvinegra estréia longe dos olhos da Frasqueira, na cidade de Cajazeiras e espera conseguir um bom resultado contra o Atlét

Gazeta Press, Rio de Janeiro (RJ) – Sessenta e quatro clubes de norte a sul do Brasil começam a viver o sonho de chegar à segunda divisão do Campeonato Brasileiro, a partir das 16h de hoje, com a primeira rodada da 1ª fase. Equipes como o Bahia, de Salvador/BA, que possui uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil e que vai disputar a terceira divisão pelo segundo ano consecutivo depois de ter caído em 2005.

A esperança do Tricolor da Boa Terra é compartilhada por outros clubes que já estiveram na Série A em outras temporadas e hoje amargam as desventuras de um torneio eliminatório onde qualquer erro de planejamento pode significar o fim dos sonhos. São clubes como o Guarani, Paysandu, ABC/RN, América/RJ, Vila Nova/GO, e Joinville/SC.

E quem quiser voltar a disputar a Série B do Brasileiro é bom apostar tudo neste ano, já que a CBF deve alterar o número de clubes que sobem e descem de divisão. Assim como no ano passado, oito equipes vão brigar por quatro vagas na Série C. A partir de 2008, serão apenas duas vagas. Ou seja, desde a primeira fase, quando os clubes ainda jogam em grupos de quatro, cada equipe já entra com 50% de chance de classificação – dois se classificam num grupo de quatro até a terceira fase. No Octagonal a matemática é a mesma – de oito, quatro serão premiados com uma vaga na já tão desejada Série B do Campeonato Brasileiro. 

REGULAMENTO

Os 64 clubes foram divididos regionalmente em 16 grupos de quatro equipes cada, onde jogam entre si em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo passam para a fase seguinte. 

Na segunda Fase: os 32 clubes classificados serão divididos em oito grupos, também regionais, de quatro clubes cada, onde jogam em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo passam para a fase seguinte.  Na terceira fase, os 16 clubes classificados são divididos em quatro grupos de quatro clubes cada, onde jogam em turno e returno.

Os dois primeiros de cada grupo passam para a fase final. No octagonal, os oito clubes classificados jogam entre si em turno e returno. O clube que somar mais pontos ao final das 14 rodadas será declarado Campeão da Série C de 2007 e se classificará diretamente à Série B de 2008, junto com os próximos três colocados.  

Potiguar/M estréia em casa

Mesmo com um time modesto, o Potiguar de Mossoró estréia na Série C do Campeonato Brasileiro, hoje, às 16h, no estádio Leonardo Nogueira (Nogueirão), com o mesmo objetivo dos 63 adversários: conquistar uma das quatro vagas para a Série B.

Destaque nos coletivos, o experiente atacante Canidezinho é uma das principais armas do técnico Netinho Matias, que só deve divulgar a escalação horas antes do jogo. O treinador rubro deve começar com Érico; Paulinho Recife, Pedro e Agnaldo; Erivan, Everton, Paulinho Mossoró e Marielson; Ítalo e Da Silva.

Apesar da irregularidade nos amistosos – no último, não saiu de um empate sem gols contra o Potyguar de Currais Novos -, o treinador Netinho Matias se diz otimista para a estréia. “O time está confiante e pronto para essa estréia no campeonato. Esperamos contar com o apoio do nosso torcedor para conquistar a vitória já na estréia”, disse. 

Nacional

O técnico Luiz Carlos praticamente formou o Nacional com a base que venceu os últimos três amistosos. No departamento Médico do clube as preocupações ainda são com Lamar e Buick que se recuperam de contusões. Os médicos do clube também acompanham o atacante Marquinhos que no amistoso contra o Mossoró, sentiu uma fisgada na coxa e pode ser dúvida para a partida.

Para o treinador Luis Carlos, o time está pronto para a competição restando apenas à ansiedade normal do inicio do campeonato.

Primeira rodada completa com 32 jogos pelo Brasil

A Série C do Campeonato Brasileiro começa hoje com  rodada completa. Serão 32 jogos, envolvendo todos os 64 participantes. Quatro jogos abrem a competição às 15h, seguidos de um jogo às 15h30, 18 às 16h, quatro às 17h, três às 18 horas e dois às 19h30. Os destaques ficam por conta dos seis times paulistas. São seis clubes do Estado de São Paulo que participam da competição, todos com condição de lutar pelo acesso: Guarani, Rio Claro, Sertãozinho, Juventus, Noroeste e Bragantino.

Com um título do Brasileiro na bagagem, conquistado em 1978, o  Guarani é o time de maior tradição, e, após dois meses de preparação, embalado pelo acesso conquistado para a Série A-1 do Paulista, estréia contra o Jaguaré,  no Estádio Conilon, em Jaguaré, no Espírito Santo, às 18h, pelo Grupo 11,  que ainda conta com América (RJ) e Tupi. 

No último ano, o time de Campinas foi um dos rebaixados na Série B, depois de perder três pontos por determinação da Fifa, por causa de um fato inédito: o  clube não quitou débito de uma transferência internacional. O Juventus, da Mooca, está  no Grupo 14, ao lado de Madureira (RJ), Villa Nova (MG) e Democrata (MG), que será o adversário do Juventus na estréia da competição.

Bate-bola

Ferdinando Teixeira – Técnico do ABC

A Série C é considerada a mais equilibrada das três do Campeonato Brasileiro. Além da questão técnica, de jogo, o fator extra-campo (lê-se: estádios de várzea, com pouca ou quase nenhuma estrutura, arbitragem, pressão de torcida…) também costuma “dar uma força” nos resultados. O que o senhor tem conversado com os jogadores sobre o assunto?

Tenho conversado muito com eles (jogadores), principalmente, em relação ao fator campo. Em Cajazeiras/PB, por exemplo, o campo parece que tem oitenta metros de largura. É muito grande. Mas, hoje o futebol é muito globalizado e não há muita diferença em jogar dentro e fora de casa. Contamos com jogadores experientes e acostumados em jogar em todas as regiões do país. Esperamos não tem muito problema fora de campo e fazer nossa parte, jogando futebol.

O ABC é, realmente, favorito a uma das quatro vagas?
Não existe favoritismo numa competição tão equilibrada. O nosso objetivo é levar o time de volta a Série B. E vamos lutar muito por isso. No papel, o time é muito bom, mas precisamos provar isso dentro de campo.

Assim como no ano passado 50% é a chance de classificação no início de cada chave até o octagonal. Vencer todos os jogos em casa é uma garantia de classificação?
Não. E se as outras equipes vencerem também? Temos sim que vencer em casa. É nossa obrigação. Mas, precisamos buscar pontos fora de casa.

 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas