sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Prioridade absoluta: Fim e recomeço

- Publicidade -

Uma parceria entre a Frente Parlamentar pelos Direitos da Infância de Natal, o Centro de Empoderamento e Proteção à Infância Brasileira – Cepib e a TRIBUNA DO NORTE possibilitou a veiculação de (in)formação significativa sobre os direitos da criança e juventude no âmbito do Rio Grande do Norte. Ao longo de nove meses e meio foram veiculadas uma série de matérias abordado aspectos destas etapas da vida, tão associadas a alegria, mas também marcadas por tristeza.

Nestas páginas foram destacados conceitos, fatos, indicadores, personagens e histórias de abandono, violência, drogas, situação de rua, miséria, abuso e exploração sexual, políticas públicas e orçamento, entre tantos outros temas que permeiam a existência de tantas crianças, adolescentes e jovens do RN. Temas áridos, muitas vezes invisíveis numa sociedade que prioriza festas e esquece o lado social, humano, verdadeiro de quem passa por necessidades.

Agora, chega o momento de uma nota etapa. O material divulgado nesta TN toda quinta-feira como um pedaço de um quebra-cabeça será juntado e transformado num “todo” que será um livro. Um “todo” incompleto é verdade, pois as situações apresentadas são dinâmicas. Mas a intenção é colaborar na formatação de um “marco zero”, orientando organizações governamentais e não governamentais do básico, informações gerais e fundamentais para entender a complexidade do que representa ser criança, seus direitos e deveres neste momento.

Entendemos a comunicação como fundamental, portanto estratégico, para mudar situações, afinal, só é transformado o que se conhece, o que se tem consciência. Por mais incrível que possa parecer, muita gente ainda não acredita que há muitos casos de exploração e abuso sexual, que o trabalho infantil pode comprometer o desenvolvimento de uma criança, que muitos meninos e meninas ainda nascem sem a certidão de nascimento, que adolescentes morrem vítimas do crack e que, por trás dos discursos governamentais, há muitas falhas nas políticas públicas e precisamos dar a nossa contribuição no sentido de mudar este quadro.

A ideia é lançar o livro numa das sessão da Frente Parlamentar pelos Direitos da Criança, presidida em Natal pela vereadora Júlia Arruda, que sempre apoiou a iniciativa. Enfim, o momento é de agradecer, primeiro ao diretor de redação, jornalista Carlos Peixoto, por ter aberto o espaço; segundo a editora Cledivânia Pereira e equipe, que com maestria transformou textos e fotos em algo mais, em conteúdo que pode orientar outras pessoas sobre o que ocorre, e daí suscitar ações de transformação. A todos, nosso muito obrigado pelos que fazem o Cepib e a Frente Parlamentar, que outras ações semelhantes germinem por este país afora, procurando fazer o que de mais nobre um sujeito pode fazer: ajudar o outro, mesmo sem conhecê-lo!

Eugênio Parcelle

Conselho Escolar

O promotor Raimundo Silvio manda e-mail informando sobre o espaço que estão construindo na tentativa de fortalecer os Conselhos Escolares, com participação de pessoas de todo o País. Basta acessar o link: www.facebook.com/conselhoescolar. Mesmo no início, Silvio relata que “já deu para perceber que temos em nossas mãos instrumentos muito poderosos de informação, formação e articulação. O nosso desafio agora é mantê-los vivos e alimentando a nossa alma a cada dia”.

Câncer infantil

Como acontece todos os anos, a Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva está levando a campanha de diagnóstico precoce do câncer infantil para as praias do litoral norte e sul. A caravana alcançará 37 praias do litoral potiguar neste verão, até o dia 30 de janeiro, quando serão distribuídos 80 mil panfletos e 500 cartazes, conscientizando a população e os turistas sobre os principais sinais e sintomas do câncer infanto juvenil. O diagnóstico precoce é a principal arma para esta patologia, ou seja, quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores serão as chances de cura, com um mínimo de seqüelas pós tratamento.

Discriminação de gênero

Como são percebidas as relações de gênero nos contextos educativos? Que entendimentos têm as pessoas sobre a discriminação de gênero? De que maneira se expressam os estereótipos relacionados aos gêneros nesses contextos? Estas são algumas questões chave para uma consulta a estudantes e docentes que a Campanha Mundial pela Educação (CME) realiza em escolas nos cinco continentes, cujos resultados serão apresentados em audiência no Comitê sobre a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres (CEDAW) da ONU em fevereiro de 2012.

A consulta tem a intenção de contribuir para a superação das discriminações de gênero na escola e a CME espera que esse possa ser um processo coletivo de reflexão e incidência em nível nacional, regional e internacional, com ampla participação de estudantes e docentes.

A Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (CLADE) reforça o chamado aberto a colaborar com a consulta, não apenas com respostas aos questionários, mas também na divulgação da iniciativa. Mais informações no site: www.campaignforeducation.org ou pelo e-mail: [email protected].

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas