sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Prioridade absoluta: Trabalho e Emprego Decente

- Publicidade -

Hoje e amanhã acontece a 1ª Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente, no Imirá Plaza, evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-Sethas, em parceria com o Conselho Estadual de Emprego-Cesem. Durante dois dias, os participantes, divididos em grupos, se debruçarão sobre questões como: direitos do trabalhador, com foco na igualdade de oportunidade de trabalho para todos; trabalho e renda, com enfoque na geração de mais e melhores empregos; proteção social, onde será debatida a prevenção e erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo, e o fortalecimento dos agentes tripartite (governo, iniciativa privada e sociedade civil), cuja ênfase será o diálogo social como mecanismo de agregação entre o governo, os empregadores e os trabalhadores. As propostas e sugestões aprovadas pelo plenário servirão de subsídios para a elaboração de uma agenda de trabalho decente para o Rio Grande do Norte.

Escola Solidária 2011

O Colégio das Neves e a Escola Madre Francisca Lechner foram contemplados com o Selo Escola Solidária, projeto desenvolvido pelo Instituto Brasil Voluntário, que identifica, reconhece e fortalece as unidades de ensino brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades. O Voluntariado Educativo é o processo pedagógico que consiste em criar situações de aprendizagem nas quais os jovens se envolvem voluntariamente em projetos que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade, usando para isso o conhecimento adquirido na escola.

Cinema e cidadania

Está marcado para o período de 3 a 9 de novembro a realização da 6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, no auditório do IFRN, na Cidade Alta. Com a mudança da localização espera-se uma maior participação de estudantes e atores sociais.

Copa 2014

O comitê popular copa 2014 realiza sábado o Seminário da Zona Sul, a partir das 14h30, na Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, o Machadão. Além das lideranças comunitárias. Haverá a participação dos alunos do ensino médio daquela escola.

Perda de visão em crianças

A cada minuto, uma criança fica cega no mundo por falta de tratamento adequado contra doenças sistêmicas (sarampo, rubéola e meningite), ferimentos na cabeça ou problemas visuais não detectados no nascimento e nos primeiros anos da vida escolar. Pesquisas feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que se não forem tomadas iniciativas de alcance mundial e regional, em 2020 existirão no mundo 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão, ou seja, incapazes de desempenhar grande número de tarefas cotidianas devido à deficiência visual. Segundo a OMS, cerca de 40% das causas de cegueira infantil são evitáveis ou tratáveis por meio de políticas de saúde pública e orientação às gestantes. Os cuidados com alimentos e com a prevenção podem diminuir a incidência da cegueira infantil. Algumas doenças sempre emitem sinais que podem ser percebidos pelos pais ou diagnosticados em consultas médicas. Todo quadro febril, dores de cabeça ou no pescoço, acompanhado de manchas vermelhas na pele, tosse, coriza ou conjuntivite, deve ser considerado suspeito, independentemente da situação vacinal ou da idade, sendo aconselhável quando uma criança apresentar esses sintomas, que seja encaminhada a uma consulta médica com urgência.

Prevenção à Obesidade

Reduzir a prevalência de obesidade em crianças e adolescentes e deter o crescimento do problema em adultos são metas do Ministério da Saúde para os próximos dez anos, previstas no Plano de Ações de Enfrentamento às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs).

Na última terça (dia 11) foi comemorado o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, que é considerado um dos principais fatores de riscos para o aparecimento das DCNTs como doenças cardiovasculares e diabetes. Segundo a coordenadora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, é preciso orientar a população sobre as conseqüências da obesidade e a importância de prevenir o aparecimento precoce de doenças decorrentes do excesso de peso. “Os índices são alarmantes, e nós precisamos frear o avanço da obesidade entre a população”, alerta.

Estatísticas e planos

O excesso de peso e a obesidade entre jovens e crianças também têm sido preocupantes. A avaliação do estado nutricional de crianças de 5 a 9 anos de idade, estudada pela POF 2008-2009, mostrou que o excesso de peso e a obesidade já atingem 33,5% e 14,3%, respectivamente. Na população de 10 a 19 anos, o excesso de peso foi diagnosticado em cerca de 1/5 dos adolescentes e a prevalência de obesidade foi de 5,9% em meninos e 4% em meninas. O Ministério da Saúde prepara, para o próximo ano, o Plano Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade, que tem por objetivo promover modos de vida e alimentação adequada e saudável para a população brasileira. O Plano Intersetorial é parte integrante do Plano Plurianual 2012-2015, Plano Brasil Sem Miséria, Plano de Segurança Alimentar e Nutricional e o Plano de Doenças Crônicas não Transmissíveis 2011-2022.

O Plano tem como propósito eleger estratégias e medidas que apóiem os modos de vida saudável (Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e Promoção da Atividade física) de forma mais operativa para os próximos quatro anos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas