Privatização

Publicação: 2019-06-25 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

O governo federal vai privatizar a CBTU até o ano 2022.  A resolução do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República foi publicada no DOU dessa segunda-feira (24).  A intensão também é de privatizar a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) com leilão para 2º semestre 2021.

A CBTU tem atuação em Natal, Recife, João Pessoa, Belo Horizonte e Maceió.

Forró ou For All
A proposta não é nova, mas está tomando corpo no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o desejo de registro das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil. 

Entender sobre os diferentes instrumentos musicais, os ritmos e as danças que constituem as Matrizes do Forró é um dos objetivos da pesquisa que se realiza em todos os estados do Nordeste e em outros com forte presença nordestina.

Aptidão para o Turismo
Embora o público interno sinta a ausência de turistas no Rio Grande do Norte, principalmente estrangeiros, uma pesquisa do Ministério do Turismo divulgada ontem (24) garante que não estamos tão pra baixo como imaginamos. O órgão pesquisou quais os destinos mais procurados junto a 2 mil agências de viagens do país e Natal marcou a terceira posição nas viagens nacionais, nos meses de junho e julho deste ano.

Nas capitais do NE
Nossa capital só perde para Fortaleza (CE) e  Maceió (AL).  Depois de Natal, vem Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ), Porto Seguro (BA), Ipojuca (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Campos do Jordão (SP) nas 10 primeiras posições.

O fator
 O Sol e Praia são fatores de escolha para 49% dos turistas.  Destinos culturais e com títulos de patrimônio histórico ficam com o segundo lugar (16%), enquanto viagens a trabalho (10%) e por ecoturismo (9%) ocupam a terceira e quarta posições.

O perfil
Na composição do público, os casais com filhos correspondem ao maior número (37%) dos viajantes que utilizam agências de viagens, seguidos dos casais, com 22%, e viagens em família, com 21%.

Lenga-lenga das aéreas
Ontem, o governo do estado assinou decreto estabelecendo isenção de ICMS para as companhias aéreas. A Latam e a Azul demonstraram interesse em aumentar a malha para o estado. A Azul Linhas Aéreas se adiantou e anunciou a implantação de um novo voo de Natal para Recife e de frequências inéditas ligando a capital potiguar aos aeroportos de Viracopos (Campinas) e Confins (Belo Horizonte).

Se não tem tu...
Enquanto isso, causou indignação em setores do estado o anúncio do governo de Pernambuco no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, mostrando o que o pernambucano tem, como forma de atrair turistas para a capital do frevo e do maracatu.

_ Não sei o porquê do alarido!!! Nas regras do mercado publicitário o espaço natalense certamente é oportuno para Pernambuco.

Camelo
Meu cardiologista, observador contumaz dos problemas potiguares, falou que eu estava “equivocada” com relação aos camelos moradores de Genipabu.

Na visão dele, os bichinhos estão devidamente adaptados ao clima praiano, nasceram em solo pátrio, e são responsáveis pelo ganha pão de microempresários da localidade. Ele defende também que os animais, das mil e uma noites, fazem a festa e a diversão da criançada.
Então, tá! Tragam os bichos de volta.

Central do Cidadão
Um grupo de moradores da Cidade Verde está passando um abaixo assinado solicitando ao governo do Estado a instalação de uma Central do Cidadão na região.  A Central iria atender a Cidade Verde, Nova Parnamirim, Coophab, e os bairros do entorno.

Assédio no Trabalho
A OIT adotou a primeira "Convenção para a Eliminação da Violência e do Assédio no Mundo do Trabalho", aprovada no encerramento da conferência anual da organização, em Genebra. O instrumento reconhece que a violência e o assédio no mundo do trabalho "podem constituir uma violação ou abuso de direitos humanos". Registro do site Migalhas.

Vida Longa
... para as meninas da Seleção Brasileira feminina de futebol. Mostraram raça, cor e atitude. Fizeram bonito na derrota e fora dela.

Na Vogue
Marta Silva, jogadora da seleção feminina de futebol, considerada a maior artilheira das copas e uma das principais vozes pela igualdade de gênero, é a estrela da capa da Vogue Brasil de julho. A jogadora posou para as lentes de Zee Nunes, com edição de moda de Pedro Sales e beleza assinada por Henrique Martins. Marta veste Dolce&Gabbana na capa.

Pela cidade
FEIRA| A  Garajal vai também se dedicar às crianças.  No próximo dia 13 de julho tem o Espaço Kids! Atividades infantis, parquinho, pintura no rosto e muito mais esperam pelas crianças na feirinha da Ângelo Varela. 

FECHANDO O CERCO | Os policiais civis do Rio Grande do Norte e servidores da Segurança vão fazer uma paralisação na terça-feira, dia 25 de junho, com concentração na sede do Sindicato. O motivo será a reforma da Previdência.

FORNECEDORES |Está aberta a pré-inscrição para o Fórum de Fornecedores da Potiguar E&P no site da Redepetro RN (www.redepetrorn.com.br). O fórum ocorrerá em Mossoró. Para participar, as empresas fornecedoras de bens e serviços da cadeia de petróleo e gás devem preencher um cadastro e esperar a confirmação da inscrição pelo e-mail cadastrado.

Pesar
Todo nosso sentimento pela partida do empresário Marco Santos.  Abraço em Dodora Alves e demais familiares.





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários