sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Procura por vacina contra covid cresce 369% no RN

- Publicidade -
Com uma média de 90 mil doses aplicadas em novembro, a procura por imunização contra a covid-19 disparou no Rio Grande do Norte no mês passado e cresceu cerca de 369% em relação a outubro, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da pasta atribui o crescimento, dentre outros fatores, à elevação de casos de doenças respiratórias registradas do mês passado para cá. Segundo ela, a perspectiva é de que a alta procura se mantenha também em dezembro, uma vez que os casos confirmados de covid-19 têm crescido nos últimos dias.
Novo lote de vacinas é do tipo bivalente e protege contra as novas variantes. Ministério recebeu R$ 1,4 milhão de doses
Na última terça-feira (6), conforme divulgado pela Sesap, foi registrado um aumento de 46,33% para as confirmações de covid-19 no RN em relação ao mesmo período imediatamente anterior à data da divulgação. Em números reais, foram 5.224 casos, segundo os dados do período divulgado pela Secretaria na semana passada. De quarta-feira (7) até esta terça-feira (13), de acordo com um levantamento feito pela TRIBUNA DO NORTE, a partir dos boletins epidemiológicos emitidos diariamente pela pasta, foram 4.077 confirmações.
A tendência, segundo Kelly Lima, da Sesap, é de aumento dos casos em dezembro e também em janeiro, atribuído, especialmente, ao período de férias. Por isso, afirma, espera-se que a procura por vacina nesses dois meses também se mantenha expressiva. “A Sesap acredita que a tendência de aumento de casos registrada recentemente seguirá até o próximo mês”,  explica. 
Para evitar uma escalada de casos e prejuízos à rede assistencial, Kelly Maia orienta que a recomendação é o uso de máscaras em ambientes fechados, como prevê o último decreto governamental  e  a aplicação das doses de reforço. “Em relação à vacina, a gente observa que o aumento na procura deve seguir a mesma perspectiva de novembro também agora, neste mês e ainda em janeiro, se a gente levar em conta o último ano, quando nós tivemos uma procura bastante latente nesses dois meses”, acrescenta Kelly Lima.
A coordenadora de  Vigilância em Saúde da Sesap esclarece que a maior parte das buscas registradas em novembro se deu por pessoas que estão com as doses de reforço atrasadas – especialmente a D3 e D4. Os dados divulgados pela Secretaria se referem ao número de vacinas aplicadas entre os dias 1º de novembro e 1º de dezembro.
“Nós observamos um crescimento na procura tanto pela terceira quanto pela quarta dose – de forma mais considerável, pela terceira dose. Além do aumento das  síndromes virais e respiratórias, que faz com que as pessoas se sintam mais mobilizadas a buscar proteção,  estamos colocando na  mídia a importância da aplicação das doses de reforço”, pontua Kelly Lima.
Estado aguarda novas doses do Ministério

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) segue sem previsão de quando receberá novas doses do Ministério da Saúde (MS) para ampliar a imunização de crianças de três a quatro anos de idade. Na edição de ontem da TRIBUNA DO NORTE, Kelly Lima indicou que o MS  não deu “nenhuma esperança” de recebimento das doses neste ano.
A esta reportagem, a gestora reforçou que não há perspectiva quanto à data de chegada de novas doses. “Não existe nenhum calendário que nos garanta ampliar essa vacinação, nem com o imunizante CoronaVac, nem com a Pfizer Baby [para crianças acima de 6 meses e menores de 3 anos). Por isso, a orientação é segurar as doses para todas as crianças que tomaram a primeira, para que a gente possa completar o sistema vacinal delas”, disse. 
De acordo com dados da Sesap, o Ministério da Saúde repassou ao Estado cerca de 16 mil doses em setembro e mais 16 mil em novembro. Segundo a pasta, seriam necessárias ao menos mais 90 mil doses para garantir a imunização deste grupo.
Sem o reabastecimento de imunizantes, grande parte dos municípios potiguares relata insuficiência na quantidade de doses. No entanto, ainda não se sabe ao certo o número exato e quais municípios relatam falta de vacina. O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RN  (Cosems) informou que é necessário buscar os dados município por município, o que ainda não foi feito.
A TRIBUNA DO NORTE procurou a Secretaria de Municipal de Saúde de Natal (SMS) para saber como está a situação nas Unidades Básicas de Saúde em relação aos imunizantes para crianças. “Só aplicamos as doses que recebemos. Assim que recebermos, elas serão aplicadas”, limitou-se a responder a pasta, sem informar como estão os estoques e administração das doses.
Na outra ponta, a Sesap e as gestões municipais pactuaram na semana  passada a ampliação da campanha de vacinação para idosos, com a implementação da quinta dose (D5), a chamada terceira dose de reforço, para esse público-alvo. De acordo com a pasta, foram distribuídas 59,1 mil doses para os 167 municípios potiguares. Ao todo, segundo Kelly Lima, são 250 mil pessoas acima dos 60 anos  aptos a tomar a D5. 
 “A distribuição das doses já aconteceu a contento e a ideia é que a gente consiga avançar com essa vacinação o quanto antes”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap. A decisão foi tomada pela Secretaria  e pelos municípios a partir do atual cenário epidemiológico da covid-19 no Estado e da possível sazonalidade da doença e outros fatores.
Até esta terça-feira, com o avanço do número de confirmações, o Rio Grande do Norte registrava 575.909 casos de covid-19 e 8.589 óbitos em razão da doença, sendo oito mortes nos últimos sete dias, três a menos do que igual período anterior, quando foram registrados 11 óbitos pela doença.
Novo lote
O governo federal recebeu, na madrugada de hoje (13), um lote de 1,4 milhão de doses de vacinas contra covid-19. Os imunizantes, do tipo bivalente, protegem contra a variante Ômicron original e a variante BA1.
As vacinas vão passar por avaliação e análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e serão distribuídas após divulgação de nota técnica pelo Ministério da Saúde, com orientações sobre aplicação e público-alvo.
Pelas redes sociais, o ministério registrou a chegada do carregamento de vacinas com um vídeo curto: “Chegou, nesta madrugada, mais um lote de vacinas bivalentes contra a covid-19. Os imunizantes ficam disponíveis para os brasileiros menos de um mês após a aprovação para uso emergencial pela Anvisa.”
O governo brasileiro já encomendou, junto a farmacêutica Pfizer, imunizantes adaptados às variantes Ômicron BA4 e BA5. A previsão é que cerca de 9 milhões de doses bivalentes já estejam à disposição até o dia 19.
Vacinas bivalentes são aquelas já atualizadas em relação às mutações do vírus e protegem também contra suas variantes.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas