Economia
Produção própria da Guararapes registra queda
Publicado: 00:00:00 - 06/03/2016 Atualizado: 23:29:57 - 05/03/2016
O balanço do Guararapes mostra queda na produção, 100% destinada às lojas Riachuelo - do mesmo grupo. No quarto trimestre de 2015, foram  8,0 milhões de peças ante 10,3 milhões de itens em igual período de 2014 – considerando as fábricas do RN e do Ceará. No acumulado de janeiro a dezembro, a produção totalizou 38,5 milhões de peças, 4,9% menor que a do ano anterior e bem aquém do que o grupo precisa para abastecer a Riachuelo.

Com vendas anuais estimadas em 150 milhões de peças, os produtos Guararapes representaram 31,2% desse volume. O percentual inclui as fábricas próprias e a produção costurada em facções no interior do RN. Para dar conta da demanda,uma fatia é importada da Ásia e do Paraguai. O restante é comprado de fornecedores no Brasil.

A queda na produção da Guararapes segue a tendência da indústria têxtil nacional  vista nos últimos anos, avalia o economista José Aldemir Freire.

Leia Mais

A curva decrescente da produção do grupo, segundo Freire, pode ser explicada por fatores que vão desde o atual cenário de recessão econômica, até a  concorrência com produtos importados, no caso dos últimos cinco anos quando a produção começou a cair. Em 2010, a produção chegou a alcançar 53,3 milhões de peças no ano.

 “O grupo começou a comprar produtos 'made in China' e isso reflete na queda ao longos dos últimos anos, além do Pró-Sertão (programa por meio do qual contrata pequenas facções no interior para costurar suas peças) ”, afirma Freire.

No balanço, a Guararapes observa que “o atual patamar de participação de produtos próprios está contemplado no planejamento da Companhia uma vez que a operação de varejo cresce em um ritmo maior que a capacidade de produção do grupo. Além disso, a capacidade de produção própria está, cada vez mais, sendo utilizada para a produção de itens modais, de maior valor agregado”.

A TRIBUNA procurou o diretor industrial da Guararapes, Jairo Amorim, mas ele estava em viagem e por isso não pode dar entrevista. A reportagem não conseguiu contato com o presidente da Riachuelo e vice da Guararapes, Flávio Rocha.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte