terça-feira, 30 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 30 de abril, 2024

Produção de grãos no RN poderá crescer mais de 90%

- Publicidade -

Renata Moura – Editora de economia

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou ontem o sexto levantamento sobre a safra de grãos 2010/2011 no país, apontando que a produção nacional será recorde este ano e que, no Rio Grande do Norte, poderá alcançar um crescimento de 94%, na comparação com o registrado na safra 2009/2010. Ao todo, a expectativa é que o estado colha 55,9 mil toneladas de milho, feijão, arroz, algodão e sorgo. O resultado poderá ser, porém, ainda mais robusto, se os dados coletados pelos técnicos da companhia – no levantamento em campo que começará  na próxima semana – confirmarem as projeções de “fartura” para 2011.

A produção de feijão é uma das que experimentarão aumentoO desempenho positivo esperado para o Rio Grande do Norte está diretamente ligado às condições climáticas favoráveis ao cultivo. “No ano passado a produção no estado e em outros da região foi praticamente dizimada por falta de chuvas. Este ano, apesar de a área permanecer praticamente a mesma, o clima está bom e favorece o aumento da produção”, diz o gerente de avaliação e acompanhamento de safras da Conab, Carlos Bestetti, estimando que, no Nordeste, haverá um crescimento de 25% na produção.

No caso caso do Rio Grande do Norte, os números são estimados com base na média dos últimos cinco anos, mas poderão ainda sofrer alteração, após a realização dos levantamentos em campo. O primeiro desta safra será feito no período de 14 a 18 de março, diz o analista de mercado de produtos agrícolas da Conab, Luís Gonzaga Costa.  Os números mais “concretos”, segundo ele, serão divulgados em abril. “Mas o crescimento em torno de 90% é palpável em função da situação climática”, acrescenta.

Nacionalmente, a pesquisa foi realizada por 68 técnicos da Conab, no período de 21 a 24 de fevereiro. Foram ouvidos representantes de cooperativas e sindicatos rurais, de órgãos públicos e privados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de parte das regiões Norte e Nordeste.

Entre os produtos cultivados no RN, o levantamento mostra que haverá crescimento de produção e produtividade. A área plantada, porém, deverá ficar parecida com a da safra anterior.

Há, no entanto, exceções. O algodão deverá ser uma delas. A expectativa é que a cultura seja impulsionada este ano por um projeto de revitalização em Assu. Além do clima favorável, os mercados internacional e nacional estão “compradores”, o que também deverá servir de estímulo para os produtores que investem na cultura. As importações do estado, no entanto, devem ser mantidas, mas não apenas no que se refere a esse produto. “No caso do milho e do feijão, que são cultivados principalmente para autosubsistência, mesmo com a safra, o estado vai continuar comprando de fora. A produção não atende a demanda”, frisa Gonzaga, da Conab.

brasil – mais 5 milhões de toneladas

De acordo com o  levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve colher aproximadamente 154,2 milhões de toneladas de grãos este ano. O número representa um aumento de 3,4%, o que equivale a aproximadamente 5 milhões de toneladas a mais que a safra passada, que atingiu 149,2 milhões de toneladas. Com relação ao último levantamento, realizado em fevereiro, a produção cresceu 0,7%, o que representa 1,1 milhão de toneladas. A área cultivada também registrou um aumento de 3,1%, chegando a 48,9 milhões de hectares. Segundo as informações levantadas pela Conab, o motivo do crescimento é a ampliação de áreas de cultivo do algodão, do feijão 1ª e 2ª safras, da soja e do arroz, aliada à boa influência do clima no desenvolvimento das culturas. O algodão apresenta o maior crescimento em área, com cerca de 56% a mais que no ano passado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas