terça-feira, 23 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Produção industrial cresce 3% em 12 regiões pesquisadas

- Publicidade -

SITUAÇÃO - A indústria farmacêutica foi a que teve maior influência positiva, com aumento de 26%

Rio – A perda de ritmo da atividade industrial no segundo semestre  não impediu o crescimento da produção em 12 das 14 regiões pesquisadas pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2005. Mesmo com desaceleração  ante o ano anterior, esses locais se beneficiaram do aumento da massa salarial,  da maior oferta de crédito e das exportações e fecharam o ano com sinal positivo.  Em São Paulo, houve expansão de 3,8%, taxa três vezes inferior aos 11,8% apurados  em 2004. A média nacional foi de 3,1%.

A economista Isabella Nunes, da Coordenação de Indústria do IBGE, explicou  que a indústria paulista, que responde por cerca de 45% da produção nacional,  apresentou menor crescimento no ano passado pelos mesmos motivos que enfraqueceram  o nível de atividade do setor na média do País, como base de comparação elevada  e juros altos. “Estatisticamente, a região já trazia uma herança negativa, com  o ótimo desempenho de 2004”, disse.

Os segmentos que mais puxaram a produção do Estado estão diretamente vinculados  ao desempenho da massa salarial e não são os que mais costumam se destacar na  estrutura industrial da região. A indústria farmacêutica foi a maior influência  positiva, com aumento de 26%, seguida do segmento de edição e impressão (18%). Outras pressões de alta, mais vinculadas ao crédito e exportações, vieram de  máquinas, aparelhos e materiais elétricos (14,1%) e máquinas e equipamentos  (6,2%). Em dezembro, a indústria paulista também cresceu 3,8% ante igual mês  de 2004 – para essa pesquisa não há dados comparativos a mês anterior -, mais  uma vez alavancada por farmacêuticos e edição e impressão.

Na contramão do crescimento na maior parte das regiões, os sinais negativos  da produção da indústria no ano passado ficaram com Rio Grande do Sul (-3,5%)  e Ceará (-1,6%), ambos prejudicados pela valorização do real, que provocou queda  nas exportações e aumento da concorrência interna para o setor de calçados.  A indústria gaúcha sofreu também as conseqüências da quebra de safra na região.

No caso das 12 regiões que apresentaram expansão no período, Isabella avalia  que os resultados seguem o padrão dos dados nacionais. Ela explica que as regiões  que cresceram acima da média nacional (3,1%) têm destaque na produção em segmentos  como automóveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, além de dinamismo nas  exportações.  São elas, além de São Paulo, o Amazonas (12,1%) – a taxa mais elevada por causa  do aumento na produção de celulares e televisores -, Minas Gerais (6,3%), Bahia  (4,1%), Pará (3,8%) e Goiás (3,2%).

Apenas duas das 14 localidades pesquisadas apresentaram em 2005 um desempenho negativo. O Rio Grande do Sul foi a região com a pior performance, já que a produção industrial recuou 3,5%. A segunda região com variação anual negativa foi o Ceará, onde a retração alcançou 1,6%. Uma região que, embora não tenha apresentado desempenho pior do que o de 2004, manteve-se praticamente estagnada foi o estado de Santa Catarina, onde a atividade industrial avançou simbolicamente 0,1%, ou seja, permaneceu praticamente estagnada entre 2004 e 2005.

Nas localidades restantes, o crescimento no setor pode ser dividido em dois grupos. O primeiro apresentou crescimentos entre aproximadamente 1% e 4% (Paraná: +0,8%, Espírito Santo: 1,4%, Rio de Janeiro: 2%, Nordeste: 2,4%, Pernambuco: 3%, Goiás: 3,2%, São Paulo e Pará: ambos com 3,8%, e Bahia: 4,1%).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas