quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Professora Ângela Paiva vence a eleição de reitor na UFRN

- Publicidade -

A professora Ângela Paiva Cruz foi eleita a primeira reitora da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN) como a mais votada nos três segmentos que compunham o colégio eleitoral: professores, funcionários e alunos.  “Isso não é uma coisa comum”, chegou a dizer a futura reitora, ao lembrar que, desde a primeira consulta feita diretamente à comunidade universitária, os candidatos a reitor que foram eleitos, ganhavam em algum segmento, mas perdia em outro.

Para a professora Ângela Paiva, o resultado da eleição “de fato reproduziu, no voto, a credibilidade que a nossa chapa alcançou durante a campanha de cinco meses”. Tanto, que no argumento final, pois cada segmento eleitoral tem um peso diferente, a chapa (2) vencedora apoiada pelo reitor Ivonildo do Rego, obteve 65,7 pontos contra 34,3 da chapa 1, a da oposição, que era encabeçada pela professora Maria Arlete Duarte de Araújo.

A reitora e vice-reitora eleitas, Ângela Paiva e Maria de Fátima Ximenes só tomam posse para o mandato 2011-2015 em maio do ano que vem, quando termina a gestão do reitor Ivonildo do Rego.

Mas, antes disso, em 30 de novembro, haverá uma reunião do Conselho Superior Universitário (Consuni) para homologação da consulta feita à comunidade universitária, com a elaboração de uma lista tríplice, da qual sairá o reitor nomeado pelo Ministério da Educação e Cultura. Tradicionalmente, a chapa vencedora da eleição indica os outros dois membros dessa lista, enquanto a praxe é de se indicar para reitor o primeiro da lista, o mais votado na eleição direta.

Por volta das 16 horas, a professora Fátima Ximenes já reconhecia a vitória da chapa situacionista e dizia que “desejava para a professora Ângela Paiva uma boa gestão”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas