terça-feira, 16 de abril, 2024
29.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Professores da rede municipal de Natal deflagram greve geral da categoria

- Publicidade -

Os professores do município de Natal deflagraram nesta sexta-feira (19) a greve da categoria, que passa a valer já a partir da próxima segunda (22). Dentre as reivindicações da categoria, estão a apresentação do calendário de pagamento da reposição salarial, correção do piso salarial, além de rediscutir o reordenamento da rede de ensino.
Greve foi deflagrada nesta sexta; pauta da categoria cita acordos não cumpridos por parte da Prefeitura
A paralisação da categoria acontece apenas uma semana após o início do ano letivo em 2016. A categoria defende que houve quebra de um acordo firmado em 2013 entre os professores e o Executivo, referentes a reposição salarial, cujas parcelas não foram foram cumpridas em junho e novembro de 2015.

“2015 foi um ano de muita tolerância. Negociamos com a prefeitura, mas houveram quebras de acordo. Os profissionais têm uma perda que varia de 10% a 50% todo mês. O tempo de tolerância já passou e esperamos que a sociedade compreenda nossa posição”, afirmou Fátima Cardoso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte-RN), durante a assembleia da última segunda-feira (15), quando foi aprovado o indicativo de greve.

De acordo com Justina Iva, secretária de Educação do Município, a reação da Secretaria quanto a greve dos professores é de “surpresa e lamento”.  Justina afirmou que não era esperada uma paralisação da categoria, principalmente após o anúncio da correção salarial do magistério, que virá na folha salarial de fevereiro com o valor retroativo ao mês de janeiro, quando o reajuste deveria ter sido aplicado pela prefeitura.

Quanto à pauta apresentada pelos professores, a secretária afirmou que não irá se pronunciar no momento, pois, estava envolvida na programação de combate ao Aedes aegypti nas escolas e, por isso, não parou para analisar cada ponto reivindicado pela categoria. 

Atualizada às 16h14

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas