Professores da rede pública são capacitados para uso de tecnologias

Publicação: 2020-01-25 00:00:00
A+ A-
O ano letivo na Escola Municipal Professora Vera Lucia Soares Barros, do bairro Pajuçara na Zona Norte de Natal, tem tudo para começar mais conectado. Os professores receberam uma capacitação para o uso de tecnologias aplicadas na educação, por meio do projeto de extensão Capacita Edu, da Estácio Natal - unidade Zona Norte. E a expectativa para este ano de 2020, é que a ação se estenda aos demais educadores e estudantes de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Natal, em especial a região da zona norte da capital.

A professora Sandra Mendes, que participou da capacitação, considera a iniciativa “fantástica” e diz que a ação pode colaborar para que o corpo docente da escola realize um melhor trabalho, além de ampliar a comunicação entre professores e alunos. “Estamos em contato com as mídias o tempo todo, mas nem sempre sabemos manusear. Até hoje, não tínhamos noção de quantas ferramentas estão disponíveis principalmente para nós, que trabalhamos na área de educação”, comenta Sandra.

Uma das ferramentas apresentadas aos docentes foi o ‘Google Sala de Aula’- plataforma que auxilia alunos e professores na organização de tarefas, na colaboratividade e comunicação da turma. “Eles tiveram acesso a uma visão tanto do ponto de vista de um usuário aluno, quanto de um usuário professor, e também viram como gerenciar a ferramenta e navegar pelos recursos que apresenta”, explica Bruna Braga, coordenadora do projeto.

Ainda durante a atividade, foram transmitidas orientações sobre segurança da informação na rede; uso de celulares ou dispositivos móveis em sala de aula; e emprego de redes sociais em benefício da educação.

Portfólio
O projeto Capacita Edu tem um portfólio de oficinas extenso, que compreende, além do Google Sala de Aula, a preparação para o uso dos recursos do Google for Education, tais como: Google Drive (Documentos, Apresentação, Planilha, Formulários Google) e Hangout. Conta também com direcionamentos para o manuseio de recursos colaborativos como o Canva, de mapas mentais, como o Coogle e utilização do quiz interativo Kahoot e Plickers. Agora, é só colocar os conhecimentos em prática na sala de aula, junto com os alunos.