quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Profeta amador

- Publicidade -

O Governo do Estado fez uma reunião de emergência para ver os estragos das chuvas no interior. Açudes arrombados, estradas e ponte danificadas, algumas intransitáveis, cidades inundadas, isoladas, mais de 4 mil desabrigados. Muita coisa poderia ter sido evitada tivesse havido uma ação preventiva do Governo. Os meteorologistas da Emparn avisaram da possibilidade de cair fortes temporais no Rio Grande do Norte. O governo não acreditou. O governo só acredita nele. E no caso específico do Rio Grande do Norte, só se acredita nela.

O secretário de Defesa Civil, Leonardo Arruda, quis aliviar a barra do Governo afirmando que “não dá para adivinhar quando vai chover forte”. Logo ele, um homem do Curimataú, um agresteiro com ligações sentimentais que vão  até á  Serra da Barriguda. Dá, sim, Leonardo. Querendo, com um pouquinho de adjutório tirado lá de dentro da boa vontade, dá para  advinhar. Qualquer profeta amador, iniciante, estagiário nessas ciências,  basta olhar uma torreame se formando, desenhando aquelas escarpas barrocas, gordas, prenhas  para dizer, sem susto de errar,  que a chuva será forte ou não. Basta olhar na direção do tempo,  ver aquele escuro na linha do horizonte se fazendo, lá longe, além do azul das serras, que sabe que vem chuva forte.  Basta sentir o jeito do vento soprar.

Muitos destes estragos, heim Leonardo, poderiam ter sido evitados. Bastasse que os prefeitos (ah, os prefeitos!) dessem mais um pouco de atenção aos problemas de seus municípios, viessem menos a Natal, comessem menos na Peixada da Comadre e na Carne de Sol do Bidoca,  e saíssem menos na crônica social.

Hein, Leonardo?

Garibaldi no sertão

Depois de participar de solenidades ontem em Natal, entre elas a de colação de grau do Curso de Biblioteconomia da UFRN, o senador Garibaldi Filho pega na manhã de hoje as estradas do interior. Seu primeiro compromisso é em Assu. Certamente vai ver o espetáculo da sangria da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Dizia-se ontem que a lâmina dágua no sangradouro tinha mais de 3 metros e meio de altura. Assim como as ondas do Hawai… Chega dar medo, cara.

Bom, de lá quebra à esquerda e pega o rumo de Campo Grande onde se comemora os 150 anos da cidade. A senadora Rosalba Ciarlini e o senador José Agripino também estarão por lá.

É bom que os três, na alegria que o inverno provoca na alma do sertanejo, também constatem os estragos (em alguns lugares preocupantes, mesmo) causados pela força das águas: pontes, estradas, partes de cidades inundadas. Cenário que já beira a calamidade.

Final da tarde de ontem, o senador Garibaldi Filho recebeu telefonema do secretário executivo do Ministério do Planejamento, João Bernardo, informando que o Palácio do Planalto,através de medida provisória, destinou 540 milhões de reais na conta do Ministerio da Integração para atender as vítimas das enchentes no Nordeste. Tem mais 73 milhões para o Ministério dos Transportes.

Do Itans

Vendo o Itans sangrando com uma lâmina dágua de quase um metro, me lembro dos versos do poeta Chico Doido de Caicó, assoprados por Moacy Cirne e Nei Leandro de Castro:

“Sangria sangrando sangrar/ O Itans é o nosso mar/ Sangrando, sangrando sangria/ O Itans é nossa alegria.”

Últimas chuvas

O boletim de ontem da Emparn registra chuvas em apenas 31 localidades do Rio Grande do Norte  bem menos intensas do que as caídas na véspera, algumas delas chegando a 170 milímetros. A maior chuva de quinta-feira para o amanhecer dessa sexta foi em Parelhas, 65, Timbaúba dos Batistas, 55, Ipueira, 52, Santana do Seridó, 48, Triunfo Potiguar (Oeste), 40, Jardim do Seridó, 35, Ouro Branco, 34.

Em Parazinho, no Mato Grande, 33. As outras chuvas foram em Caicó (Mundo Novo), 25, Caicó (Emater), 20, São João do Sabugi e São José do Seridó, 16, Equador, 12, Ipanguaçu, 10.

Cabras e ovelhas

Criadores de caprinos e ovinos do Sertão Cabugi, associados da ACOSC e também de outras entidades, vão se reunir terça-feira que vem, dia 8, em Lajes (no parque de exposição) com técnicos do Banco do Brasil e do Sebrae para articular ações em favor do desenvolvimento da caprinovicultura. O pessoal da Emater e do Senar também vai. Começa às 9 horas.

Nilson Patriota

A TV-Universitária, homenageando a memória do escritor Nilson Patriota, repete às 11:45 horas de hoje, o depoimento que ele prestou ao Programa Memória Viva. Além de Tarcísio Gurgel, apresentador, atuam como entrevistadores Diógenes da Cunha Lima e Nelson Patriota. O programa foi apresentado pela primeira vez em 2005.

Som da mata

A atração do Som da Mata, de amanhã no Bosque dos Namorados (Parque das Dunas) é o trombonista Klênio Barros, que vem da safra dos bons músicos preparados pelo maestro Umberto Carlos Dantas, o Bembem, de Cruzeta.

Jubileu Filho, no violão, Moisés de Souza, no contrabaixo, Paulo Eduardo, nos teclados, e Diego Medeiros, bateria, fecham o firo. No repertório, Pixinguinha, Lupiscínio Rodrigues, Chico Buarque e Tom Jobim, além de composições próprias. Começa às 16:30.

Boqueirão

A Barragem do Boqueirão, em Parelhas, o maior reservatório do Seridó (85 milhões de metros cúbicos) está sangrando derna do amanhecer de ontem.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas