quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Programa de mulher

- Publicidade -

As mulheres são celebradas em verso, prosa, música e imagens o tempo todo – para o bem e para o mal. Mas em março as homenagens ganham outro sentido, outro nível. É o momento oficial delas, com data e tudo: 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a melhor ocasião para exibir todos os talentos que elas possuem, de variadas formas. Neste fim de semana feminino, a programação cultural estará sintonizada com as melhores aptidões das moças: desde o aclamado show “Em águas claras”, de Valéria Oliveira, até exposições que ressaltam a sensibilidade e a criatividade femininas. As homenageadas fazem a festa.

Música no ar
Valéria Oliveira escolheu uma data simbólica para abrir a turnê estadual do show “Em águas claras”. Neste sábado, dia 08, ela levará a apresentação ao anfiteatro do Parque das Dunas, às 16h. O show é uma homenagem de Valéria a Clara Nunes, dona de uma das vozes mais marcantes da música popular brasileira. Valéria será acompanhada por Del do Pandeiro (pandeiro e vocal), Kelliney Silva (percussão e vocal), Aluízio Pisão (percussão), Alexandre Moreira (violão e bandolim) e Raphael Almeida (cavaquinho e bandolim). No backing vocal, Alexandre Piter e, estreando no projeto, a cantora Michelle Lima.

Lançado em 2013, no ano em que Clara Nunes completou 30 anos de sua precoce saída de cena, o CD “Em águas Claras” resgata pérolas do repertório e músicas gravadas no início de carreira artística, que não fizeram sucesso entre o grande público, mas que hoje já se tornam familiares aos potiguares. São jóias sonoras que ganham interpretações personalíssimas na voz e na emoção de Valéria, como “Casinha pequenina” (domínio público), “À flor da pele” (Clara Nunes, Maurício Tapajós e Paulo Cezar Pinheiro) e “Alvoroço no sertão” (Aldair Soares e Raymundo Evangelista).
#ALBUM-5005#
“Clara sempre cantou a natureza e, com certeza, nesta tarde do dia 08, a natureza estará em comunhão com as lembranças de uma grande mulher brasileira e sua obra”, afirma Valéria. Para chegar ao formato do espetáculo, Valéria começou sua pesquisa em 2008 e a partir de uma série de shows iniciados em 2011, surgiu o disco em homenagem à sambista mineira. A direção musical é de Jubileu Filho.

Em São Miguel do Gostoso, o bar e restaurante Maria Bonita convocou a cantora Dodora Cardoso para homenagear as mulheres. O projeto “Maria Musical” estará devidamente representado neste sábado, às 20h, com o show “Alegria em forma de música”. Dodora estará acompanhada pela violonista Isabelle Peixoto, num repertório de canções alegres e femininas.

 Com mais de 35 anos de carreira, a caicoense Maria Cardoso da Cunha, mais conhecida nos palcos como Dodora Cardoso, procura valorizar talentos locais em suas apresentações por meio da releitura de obras que, segundo ela, “façam sorrir e cantar”. Hoje, a artista tem participado de vários projetos musicais do Estado, sempre com o foco voltado para a música popular.

A cantora e compositora brasiliense Maíra Salles dará seu toque feminino no Buraco da Catita nesta sexta-feira.  A garota é celebrada como um dos mais promissores talentos da nova safra local. Já abriu shows para Paulinho da Viola e Oswaldo Montenegro, foi vencedora do MPBeco em 2012, em 2013 estreou o show solo “Mutumbá”, com elogios. Ela será acompanhada por Ricardo Baya (guitarra), Júnior Primata (contrabaixo) e Darlan Marley (bateria).

O Coletivo das Dez Mulheres, grupo que atua com ações em Ponta Negra, promove sábado e domingo a 4ª edição da Feira Feito na Vila, um encontro para promover os talentos da área, de forma comercial e cultural. A feira vai oferecer um mix de música, poesia, gastronomia, lazer e artesanato. A trilha sonora ficará por conta do grupo Matuto Metropolitano.

Na balada: o Favela Pub fará uma promoção especial para elas neste fim de semana. A sexta e o sábado serão de entrada gratuita para elas, até a meia-noite. Na sexta o pub terá “Resenha do Carnaval” e será animado pela banda Brilhantes do Forró e convidados, e no sábado terá “Favela Sertaneja”, com Valber Fernandes e Caddu Rodrigues.

Exposições

As nuances do mundo feminino por elas mesmas. Assim é a exposição “Elas”, que será aberta neste sábado, às 17h, na Pinacoteca do Estado. A mostra é composta por 10 artistas mulheres, que foram convidadas para apresentarem suas visões do universo feminino. As obras expressam força, beleza e a delicadeza das mulheres por meio de várias formas de arte: fotografia, pintura, instalação e texto.

As artistas que fazem parte da nova exposição da Pinacoteca são: Petrúcia de Nóbrega, Sabrina Bezerra, Mariana do Vale, Elisa Elsie, Jackie Monteiro, Civone Medeiros, Francis Silva, Rosa MC, Letícia Pareguas e Ana Cláudia Viana. O toque feminino não para por aí: a exposição tem apoio dos cristais Swarovski, que presenteia a cada uma das participantes com um brinde repleto de brilho. “Elas” ficará aberta até o dia 05 de abril.

O vigor feminino também é marcante no esporte e, em ano de Copa do Mundo, vale ressaltar o fato na exposição “Guerreiras do  Esporte Potiguar”, exposição aberta até 15 de março no Norte Shopping. A mostra traz imagens e informações sobre 12 mulheres atletas nascidas no Rio Grande do Norte, e que levaram o nome do Estado para além das fronteiras.

Foram perfiladas as atletas Virna, Priscilla Medeiros, Ana Dalva Barreto, Bethe (Pitbull) Correia, Edênia Garcia, Marineide Silvestre, Magnólia Figueiredo, Ana Cláudia Silva, Juliana, Claudinha Gadelha e Joaninha. Entre elas também está a fisiculturista Cacau Veras, que treina nos Estados Unidos e comemorou a notícia em seu perfil no Instagram. “Hoje pela manhã tive uma grande notícia que pra mim foi motivo de muita alegria: fui homenageada em minha cidade”, disse.

Um brinde a elas

O restaurante italiano Luna Rossa preparou um mimo para as mulheres em seu dia especial. Segundo a tradição, no 8 de março, as mulheres italianas são presenteadas com flores de Mimosa. A Mimosa também é um típico drink italiano e, para manter o costume, a casa oferecerá gratuitamente para as clientes. No dia ainda terá rifas com produtos do restaurante. Tel.: 3213-9327.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas