quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Programa Jovem Aprendiz tem dado oportunidades a adolescentes

- Publicidade -
Ayrton Souza da Silva, 15, e Welyson da Silva Cardoso, 16,  não guardam boas recordações  do  passado recente. Mas eles tiveram o que muitas crianças e adolescentes não têm: oportunidade de mudar a própria realidade. Os dois conseguiram uma vaga no concorrido Programa Jovem Aprendiz do Centro Educacional Dom Bosco, no Gramoré, bairro Lagoa Azul, Zona Norte de Natal. No Programa, Ayrton e Welyson não são exceções. Somam mais duas histórias boas de se contar.
Ayrton Souza da Silva, 15, e Welyson da Silva Cardoso, 16,  tiveram oportunidade de mudar a própria realidade. São Jovens Aprendizes

#SAIBAMAIS#Ayrton, de família pobre, que morava em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Sempre estudou mas o trabalho  atribulou pelo menos três anos de sua infância. Para ajudar a família e movido pelo desejo de dar o mínimo à irmã, ou seja, comprar   biscoitos que a menina desejava  mas os pais não podiam comprar, ele aceitou a proposta de uma vizinha: fazer entregas de quentinhas em sua bicicleta. 

O menino ia à escola pela   manhã, voltava para casa por volta das 11h, pegava a bicicleta para fazer as entregas. Ganhava por dia entre R$ 1,00 (um) e R$ 2,00 (dois) reais. Isso mesmo. Nos finais de semana, a jornada era intensa. Não tinha a escola mas tinha a jornada de trabalho. Daquela época, lembra que chegava em casa cansado, com dores nas costas pelo esforço de pedalar para vencer ladeiras do bairro onde vivia.

Até que os pais mudaram para  Gramoré. Ele foi aprovado pelo Programa Jovem Aprendiz e hoje  faz parte do quadro de jovens do Banco do Brasil. Recebe um salário mínimo, tem plano de saúde, ticket alimentação, e investe no sonho de fazer o curso de Psicologia. E quer ajudar os pais a reformar a casa onde moram e, entre o sonho e a realidade, lembra que a mãe também teve uma infância de exploração e foi obrigada a trabalhar cedo.

Welyson agora sonha em se preparar para um concurso na Polícia Rodoviária Federal. Como aprendiz profissional no Banco do Brasil, ele sabe que tem possibilidades. Muito diferente quando tinha 14 anos, e já frequentava o Dom Bosco em  busca de uma chance de fazer parte do programa Jovem Aprendiz. Naquela época, o pai e um primo deste, abriram um bar e, para ajudar a família no negócio, ele trabalhava como garçom e caixa noite a dentro e algumas vezes, de madrugada. Pela manhã frequentava o Dom Bosco, a escola à tarde e a jornada no bar à noite.

O bar não teve vida longa e, com a oportunidade de fazer parte do Programa não podia continuar como trabalhador infantil. Hoje, no BB ele tem um futuro pela frente.

Lourdes Martins, coordenadora   do curso Jovem Aprendiz do Centro Educacional Dom Bosco explica que a missão da instituição é promover a capacitação e formação de crianças, adolescentes e jovens em situação vulnerável. Empresas como o Banco do Brasil, relata, exigem que os selecionados para o Jovem Aprendiz sejam egressos de situação de trabalho infantil.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas