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Programa leva física a estudantes de quatro escolas de Natal

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Promover e estimular o interesse dos estudantes de Ensino Médio pelo estudo de Física por meio de atividades teóricas e lúdicas. Esse é o objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A proposta é refletir sobre a disciplina de forma que ela seja compreendida de maneira criativa, crítica e contextualizada.

O projeto desenvolve suas atividades em quatro escolas da cidade de Natal: no Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Felipe Guerra e nas instituições estaduais Professor Ulisses de Góis, Anísio Teixeira e Padre Monte. Para dar conta dos trabalhos, a equipe do PIBID Física é composta por um coordenador geral, três professores supervisores e 23 alunos bolsistas de Licenciatura em Física da UFRN.

Ao longo do ano, os docentes supervisores dão aulas teóricas aos estudantes, trabalham experimentos em sala de aula e atraem os jovens com feiras de ciências. Na Escola Estadual Professor Ulisses Góis, por exemplo, foi promovido o Dia da Física, em comemoração ao Dia Internacional da Física, transcorrido no dia 19 de maio.

A professora Amanda Vivian Medeiros de Souza, supervisora do programa e responsável por ministrar a disciplina no colégio, ressalta que nesse dia os alunos fizeram experimentos, discutiram teorias e encenaram uma peça sobre a biografia do cientista Isaac Newton.

Outra atividade executada no Ulisses Góis foi a reprodução do experimento realizado, originalmente, pelo cientista Eratóstenes, no século III a.C., que consistia na medição do raio da Terra. Essa ação, segundo a professora Amanda, contribuiu expressivamente para que os estudantes tivessem seu interesse despertado para a construção de novos conhecimentos científicos e compreendessem alguns aspectos inerentes às ciências e à astronomia, em particular.

“Esse projeto possibilita que o aluno se envolva de uma forma que o faça gostar de Física. É uma matéria densa e que exige muita concentração por parte do aluno, para absorver o que está sendo passado. É por isso que quando utilizamos uma metodologia mais lúdica o aluno se prende mais, aprende mais”, aponta a professora, acrescentando que esse tipo de abordagem também possibilita um estreitamento nas relações entre o professor e o aluno.

Para dinamizar ainda mais esse aprendizado, o programa disponibiliza aos estudantes do último ano do Ensino Médio dessas escolas, aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “Isso contribui para que eles não fiquem com tempo ocioso”, ressalta Amanda.

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