Cookie Consent
Natal
Programa recolhe 77 mil quilos de resíduos sólidos em seu primeiro ano em Natal
Publicado: 14:26:00 - 27/06/2022 Atualizado: 14:26:26 - 27/06/2022
Mais de 77,3 mil quilos de resíduos sólidos foram recolhidos em Natal pelas equipes da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana) em um ano. Em junho de 2021 foi lançado o programa "Natal Limpa e Sustentável", iniciativa da Prefeitura do Natal que busca promover boas práticas relacionadas ao meio ambiente, relacionando ações sustentáveis de educação e preservação. 

Alex Régis/Secom
Confira abaixo onde é possível fazer o descarte de dispositivos eletrônicos em Natal

Confira abaixo onde é possível fazer o descarte de dispositivos eletrônicos em Natal


Do total, 60,3 mil quilos dos resíduos sólidos recolhidos eram provenientes de cadeiras, sendo a maior parte desse material de bens inservíveis da Secretaria Municipal de Educação (SME). Além disso, foram recolhidos 625 quilos de plástico e 6,5 mil quilos de papel. Esses utensílios foram dispensados pelos órgãos da estrutura governamental do poder executivo municipal. Nesse primeiro momento, o programa Natal Limpa e Sustentável teve um foco maior junto às secretarias, autarquias e agências da administração direta e indireta da Prefeitura. 

Eletroeletrônicos

A sociedade civil teve uma participação maior no descarte dos eletroeletrônicos. Foram 9.742 quilos dos mais diversos equipamentos entre celulares, computadores, utensílios de informática, eletrodomésticos e outros. Todo esse material foi coletado nos onze ecopontos para eletroeletrônicos espalhados pela cidade. Além dos ecopontos, o programa realizou ações de educação ambiental, sendo uma blitz ambiental na Ponte Newton Navarro, outra no Partage Norte Shopping e a última no CCAB Sul.

“Celebramos os números alcançados pelo programa. Precisamos criar uma cidade ambientalmente sustentável e isso passa pela conscientização da população. Foram mais de 77 mil quilos de resíduos recolhidos. Se toda essa quantidade fosse descartada no meio ambiente de forma incorreta teríamos um grande problema. Disponibilizamos os locais corretos para a entrega de eletroeletrônicos com uma adesão significativa da população que entendeu a importância da iniciativa, as secretarias municipais também contribuíram bastante e continuaremos com o programa em vigência para que a gente alcance marcas ainda maiores na sequência”, destacou o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Orientações

Outra ferramenta importante disponibilizada pelo programa é o portal www.natallimpaesustentavel.com.br. No endereço eletrônico, o cidadão tem acesso às orientações sobre como deve ser realizado o descarte correto de resíduos, o que pode e o que não pode ser descartado, os pontos onde o material pode ser despejado e outros serviços. Para ampliar ainda mais o alcance do projeto, o Natal Limpa e Sustentável dispõe do EcoZap onde através do número 99666-4010, os cidadãos podem agendar a coleta domiciliar de aparelhos eletroeletrônicos em desuso.

Para a coordenadora do projeto e diretora de Planejamento e Gestão Ambiental da Urbana, Jullyana Ramalho, é fundamental que a população possa aderir cada vez mais ao programa e siga descartando de forma correta o seu lixo eletrônico. “Em meio à pandemia atingimos esse nível expressivo de material recolhido. Com a melhora dos índices epidemiológicos, nossa perspectiva é dobrar o número coletado no 1º ano do projeto (2021/2022), alcançando 20 mil quilos de eletroeletrônicos recolhidos. Além de obter mais adesão, principalmente para os novos ecopontos a serem instalados, e também da população no recolhimento através do Ecozap”, destacou.

A população deve ficar atenta para identificar o que é classificado lixo eletrônico e pode ser descartado nos ecopontos. São lixo eletrônico: celulares, carregadores, notebook, nobreak, estabilizador, tablet, CPU, monitor, TV, impressora, modem, CR-ROM, telefone, DVD; vídeo cassete; rádio; caixa de som, placas de circuito conectores, gravador, scanner; microfone; microondas, liquidificador, secador de cabelo, ventiladores, pendrives, central telefônica, fios, cabos elétricos, fone de ouvido, teclado e mouse, controle remoto, câmera fotográfica, decodificador, geradores, iPod, mp3, lanterna, auto falante, triturador, antena, receptor, webcam. 

Não podem ser descartados nos ecopontos: pilhas, lâmpadas, toners, sucata de tubo CRT.

Confira onde estão os ecopontos para eletroeletrônicos:

-Midway Mall
-Praia Shopping
-Shopping 10
-Partage Shopping
-Supermercado Rede Mais - Planalto
-CCAB-Sul
-Prefeitura do Natal 
-PGM/Semul/Seharpe/Semsur
-Loja Natal Original
-Câmara Municipal de Natal
-Semtas

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte