terça-feira, 23 de abril, 2024
28.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Projeto Cinema Livre vai a Lajes

- Publicidade -

ATO - Projeto idealizado por professores do Decom da UFRN percorre cidades levando o bom cinema brasileiro

O projeto Cinema Livre – que vem promovendo sessões gratuitas de cinema nos municípios da grande Natal e interior do Estado desde agosto passado – vai bater,  hoje, em Lajes do Cabugi. Esta é a penúltima sessão do longa-metragem “Narradores de Javé” em 2006. A exibição do filme ocorre a partir das 18h na Casa de Cultura Popular de Lajes. No dia 2 de dezembro é a vez da população do Parque dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal. 

O Cinema Livre é uma iniciativa de estudantes e professores Josimey Costa, Ângela Almeida e Kênia Maia do departamento de Comunicação Social, Educação e do Cineclube Natal, cujo objetivo é levar filmes nacionais para comunidades que estão longe das salas de projeção ou não podem pagar para ir ao cinema. O projeto é financiado pela Funpec e conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFRN, do Grupo de Estudos da Mídia, da Base de Pesquisa em Educação e Comunicação, do Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologia em Ciência, Cultura e Comunicação do Museu Câmara Cascudo. O projeto já fez sessões em Macaíba, Tibau do Sul, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. O filme exibido nas três primeiras sessões foi ‘Eu Tu Eles’, que tem em comum com ‘Narradores de Javé’ a beleza e simplicidade dos nordestinos.

De acordo com o estudante do curso de Radialismo e um dos dois bolsistas do projeto, Vinícius Felipe, o Cinema Livre busca mais parceiros para ampliar a cobertura dos municípios contemplados com a mostra. “Em cada sessão, gasta-se em média R$ 500. A maior parte vem da Funpec e uma quantia pequena sai de uma cota que fazemos. Queremos atrair parceiros, como Ongs, prefeituras que nos ajudem a conseguir estrutura para melhorar o projeto”, disse Vinícius.

Assim como aconteceu em São Gonçalo do Amarante, no último sábado, o filme principal é “Narradores de Javé”, da cineasta Eliane Caffé.  No longa, os moradores de uma cidade nordestina resolvem criar um documento que narra as suas histórias. A idéia é impedir a construção de uma hidrelétrica provocando a inundação da pequena comunidade. O enredo cresce na comicidade do personagem interpretado por José Dumont, o responsável por escrever os “causos” dos moradores. A fotografia, a edição e a qualidade do áudio são os principais pontos positivos do segundo filme de Eliane Caffé.

As empresas que se dispuserem a contribuir com o Cinema Livre devem contatar o grupo pelo e-mail: [email protected].

Serviço

Projeto Cinema Livre, hoje, a partir das  18h, na Casa de Cultura Popular do município de Lajes. Entrada franca.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas