quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Projeto combate o sedentarismo

- Publicidade -

Vicente Estevam*
Repórter

Com a finalidade de tornar a população brasileira menos sedentária, a Coca-Cola lançou seu projeto para os Jogos Olímpicos Rio-2016 e para tanto decidiu recorrer a arte de Romero Britto, artista plástico pernambucano radicado nos Estados Unidos e convidado especialmente para estrelar a campanha. O lançamento ocorreu ontem no Museu da Arte Moderna, no Rio de Janeiro. A meta dessa parceria é espalhar a felicidade.
O artista plástico Romero Britto e o presidente da Coca Cola no Brasil, Xiemar Zaraúja, no Rio
Xiemar Zarazúa, presidente da Coca-Cola Brasil, ressaltou que Romero Britto foi escolhido para o projeto com a finalidade de se unir a empresa a fim de criar uma plataforma de vida mais ativa para juventude brasileira, uma vez que um levantamento recente apontou que 70% da juventude brasileira é considerada sedentária, um número considerado preocupante pela Organização Mundial de Saúde.

“Nós queremos criar uma soma de valores, tendo como pano de fundo a grande arte. Romero Britto vai nos ajudar a criar garrafas emblemáticas para marcar a participação da Coca-Cola nos Jogos, simbolizando essa união de valores”, disse Xiemar Zarazúa.

A empresa também vai lançar o festival das escolas, na qual pretende reunir alunos de mil instituições de ensino público, incentivando os jovens a praticar esportes. O orçamento quadrienal Coca-Cola para investimento teve um incremento de 50% e pulou para R$ 14 bilhões, levando em consideração justamente o investimento planejado para Olimpíada.

Britto será o responsável pela produção de telas, pins e de edição especial da garrafa de Coca-Cola com a temática dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, como já foi realizado em Londres, onde foram criadas edições especiais simbolizando as medalhas de ouro, prata e bronze.

O artista plástico pernambucano, revelou que sua grande intenção ao se unir ao projeto, é buscar trazer a alegria e facilitar o acesso a grande arte, aproveitando a penetração que uma empresa como a Coca-Cola possui no mundo.

Outra frente encampada será o projeto Isso é Ouro, no qual serão escolhidos 12 mil personagens para participar da cerimônia de passagem da tocha olímpicas pelas cidades brasileiras. Como uma das principais patrocinadoras do evento, a empresa terá direito a indicar 2400 pessoas para carregar a tocha e Romero Britto e Nalbert, já foram duas das personalidades escolhidas. As demais escolhas vão se basear nas escolhas de pessoas com histórias interessantes.

Condutores da Tocha
Nalbert: Campeão Olímpico de vôlei em Atenas 2004, o ex-jogador, de 41 anos, foi escolhido pela Coca-Cola por sua atuação direta na propagação da mensagem do esporte entre os jovens. 

Lara Leite de Castro: Aos 20 anos de idade foi a primeira brasileira a participar do Revezamento da Tocha Olímpica durante os Jogos de Barcelona, em 1992. Na época,foi escolhina em concurso.

Jobson Junior: Jovem de 20 anos, nascido em Pernambuco e morador de comunidade no Rio de Janeiro. Em um ambiente dominado pelo crime e drogas, se encontrou na arte: aprendeu sozinho a dançar e a tocar instrumentos musicais. 

Gabriel Rocha: Com paralisia cerebral desde que nasceu, Biel, de 13 anos, descobriu o esporte ao lado de seu pai, Rodrigo Rocha. Ao ver a alegria do filho ao correr com ele, Rodrigo percebeu que a atividade poderia ser uma ferramenta de inclusão. Hoje, os dois ”disputam” corridas e maratonas de rua, somando mais de dez participações.

Natanael Pereira tem 14 anos. Mora no município de Eusébio/CE. Conheceu o Badminton há cerca de 1 ano e meio, através de um amigo que participava de um projeto Social de Badminton na comunidade, organizado pelo Professor Sherlock Serra. Essas são apenas cinco das cerca de 2.400 pessoas que receberão da Coca-Cola a honra de conduzir a Tocha.

*Vicente Estevam viajou à convite da organização

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas