quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Projeto da Arena tem sinal verde

- Publicidade -

A Prefeitura de Natal entregou ontem na sede do Governo do Estado, a governadora Wilma de Faria, a licença prévia ambiental para o início das obras para a construção da Arena das Dunas, estádio que vai substituir o Machadão na Copa do Mundo de 2014, que terá Natal como uma das 12 sub-sedes do evento.  O Rio Grande do Norte, é o primeiro estado a cumprir o prazo estabelecido pela FIFA para a entrega da licença prévia ambiental.

A licença prévia vai servir para agilizar asa obras de construção não só do estádio, como também dos estacionamentos, dos lotes que serão comercializados pelas empresas privadas e  também pelos lotes que devem servir como  local de construção para o novo Centro Administrativo.

De acordo com o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, isso mostra o interessa da classe política de realizar uma grande obra para a Copa de 2014. “O comprometimento tanto do Governo Estadual, quanto do Municipal, mostra que estamos no caminho certo para que tudo saia como o planejado. A expectativa é de que até o final do ano a licitação para a contratação da empresa que vai desenvolver o projeto da Arena já tenha sido concluída”, disse Fernandes.

O valor orçado para a obra gira em torno de R$ 300 milhões, mas o desejo do Governo Estadual é arrecadar perto dos R$ 400 milhões. Para isso, uma espécie de consórcio será montado com as empresas interessadas pela construção da Arena. Essa Sociedade de Propósitos Específicos, como está sendo chamada, vai empreender o leilão das áreas a serem privatizadas, gerir os recursos advindos desse leilão e administrar a construção do estádio. De acordo com o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, pelo menos, 12 empresas já mostraram interesse em compor a SPE, que precisa estar constituída entre o final de setembro e primeira quinzena de outubro.

Para Fernando Fernandes, a expectativa é de que até o final do mês de fevereiro de 2010 as máquinas comecem a trabalhar na demolição da área que fica em volta da onde atualmente se encontra o estádio João Machado.    

“Desde o começo que o projeto contemplava a construção de um novo estádio de futebol, e o local mais indicado é a área que hoje em dia está situado o Machadão. O projeto sofreu algumas modificações, mas em momento nenhum se cogitou em apenas reformar o Machadão”, revelou o secretário estadual de turismo.

A licença ambiental coloca o Estado dentro dos prazos estabelecidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), por meio de um cronograma de ações e obras, a serem rigorosamente cumpridos pelas 12 cidades habilitadas a sediar os jogos do Mundial.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas