sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Projeto da UFRN leva biblioteca a comunidades

- Publicidade -

Ao olhar para sua estante, o bibliotecário Raimundo Muniz, da Biblioteca Central Zila Mamede, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sentiu o desejo de fazer circular seus livros. Apesar de amar seu acervo, Raimundo idealizou o projeto “Biblioteca Itinerante para Trocas de Livros” para compartilhar suas leituras com outras pessoas.
Projeto começou em fevereiro e, desde então, o acervo da biblioteca não parou de crescer
Com a proposta de estimular a leitura e a troca de livros tanto no Campus Universitário como em bairros mais carentes de Natal, o projeto Biblioteca Itinerante pretende proporcionar a construção de uma comunidade mais bem informada. Desde fevereiro deste ano, o acervo não para de crescer e atualmente conta com mais de mil títulos catalogados. Como diz Raimundo Muniz, quem gosta de ler consome e compartilha bons livros.

Raimundo conta que o projeto nasceu a partir da ideia de por em prática as cinco leis da biblioteconomia, criadas em 1930 pelo bibliotecário indiano Ranganathan. Segundo essas diretrizes, os livros devem ser lidos e depois compartilhados com outros leitores, viabilizando a permanente troca de informações, em vez de serem abandonados nas estantes. Também serviram de inspiração o Bookcrossing e o Livro Livre, ações voltadas à transformação de espaços públicos em grandes bibliotecas.

A última ação do projeto, com o tema “Libertando Livros – Reutilização Através de Troca de Livros”, aconteceu dentro da programação da Cesta Ecológica, organizada pela Diretoria de Meio Ambiente (DMA) no mês de junho, no Centro de Convivência da UFRN. “Só nesse evento foram recebidas mais de 200 doações, entre elas livros didáticos, que ainda não tínhamos, e literatura em geral”, ressaltou o idealizador.
Extensão

Desde o mês de março, o “Biblioteca Itinerante para Trocas de Livros” foi incorporado aos projetos da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFRN. O projeto conta com seis bolsistas, sendo duas remuneradas e quatro voluntárias. Elas são alunas dos cursos de Serviço Social, Ciência da Informação e Gestão de Políticas Públicas.

Para Ana Cláudia, bolsista e aluna do curso de Serviço Social, participar do projeto é gratificante, pois ver pessoas trocando livros e relaxando com as leituras é um prazer. Ela acrescenta que também aproveita para renovar a sua leitura, além de trocar livros de seu acervo pessoal por outros que ainda não leu.

A bolsista conta que o leitor não precisa esperar por eventos para efetuar trocas ou mesmo doações. Segundo Ana, há pessoas que, por já conhecerem o acervo, entram em contato pelo Facebook do projeto e encaminham suas solicitações. Os livros mais procurados ainda são os de literatura brasileira, porém a busca por materiais de concursos públicos tem crescido, afirma.

A partir deste mês, a previsão é alçar voos mais altos. Raimundo e sua biblioteca visitarão algumas comunidades carentes, atendendo a convites de moradores ou pessoas interessadas em estimular a leitura nesses locais. “O objetivo é alcançar o leitor em potencial”, afirma Muniz.

Ainda em agosto, a ação “Libertando Livros” fará parte do projeto “Arte na Rua”, do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da UFRN. Nele, a ação acontecerá numa sexta-feira e será voltada para a divulgação da literatura e do cinema. Para fechar a programação está prevista a exibição de um filme baseado em obra literária a ser escolhido.

A primeira comunidade a receber a ação “Libertando Livros” será o Jardim Progresso, na zona Norte, atendendo ao convite de um aluno da UFRN e morador do bairro, que tomou conhecimento do projeto durante evento na Universidade.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas