Projeto dissemina cultura potiguar nas escolas públicas

Publicação: 2020-01-04 00:00:00
A+ A-
Com foco na valorização da cultura e literatura potiguar nas escolas públicas do Rio Grande do Norte, a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA-RN) no final do ano letivo, em dezembro, projeto que merece ter sua continuidade no sistema educacional agora em 2020: Festival Literário-Cultural do Projeto Poetas na Escolas do Rio Grande do Norte (Flippern), um momento voltado à celebração da poesia nas escolas tendo como protagonistas os alunos.

Créditos: DivulgaçãoEscolas da rede estadual participaram do Festival Literário-Cultural no Teatro Municipal de ParnamirimEscolas da rede estadual participaram do Festival Literário-Cultural no Teatro Municipal de Parnamirim
Escolas da rede estadual participaram do Festival Literário-Cultural no Teatro Municipal de Parnamirim

Realizado no Cine Teatro Municipal de Parnamirim – na cidade de Parnamirim – o encontro reuniu poetas, alunos e professores das escolas de diferentes municípios do RN que apresentaram, por meio performances, os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano no âmbito do projeto “Poetas na Escola”, iniciativa da SPVA que visa fomentar a valorização da literatura potiguar nas escolas.

Estavam presentes no evento escolas dos municípios de Natal, Parnamirim, São José do Mipibu, Nísia Floresta, Brejinho, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, que exibiram trabalhos realizados pelos alunos baseados na literatura e poesia potiguar.

De acordo com a diretora de comunicação da SPVA, Adélia Costa, a realização do festival é de grande importância para os poetas potiguares, pois trata-se de um momento de fomento à leitura e valorização da cultura potiguar. “A literatura possibilita mundos inexplicáveis. E cada escola que se apresentou no palco durante o 1º Flippern é prova viva disso. O Projeto Poetas na Escola é de grande relevância para nós poetas, pois estreita laços, fomenta contribuições pedagógicas e lítero-culturais riquíssimas”, desta Adélia, que além de diretora de comunicação também é poetisa.

Adélia Costa também explica que o festival contou com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), instituição à qual a SPVA mantém um “diálogo contínuo”

Poetas nas Escolas
Desenvolvido em escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Norte, o projeto “Poetas nas Escolas” é uma iniciativa que tem por objetivo disseminar, entre os estudantes enquanto atores sociais em formação, o interesse e sentimento de valorização da cultura potiguar, visando aproximar os poetas e artistas a esse público.

O projeto fortalece ações em conjunto com as escolas estaduais há 12 anos, o “Poetas na Escola” atua por meio de ação voluntária, enviando às unidades atendidas equipes de cinco poetas, que trabalham junto aos alunos em ambiente escolar. Além disso, o projeto também objetiva promover uma propagação nas obras de autores potiguares.





Deixe seu comentário!

Comentários